O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu as candidaturas para os prémios «Boas Práticas | Associativismo Juvenil» e «Boas Práticas | Associativismo Estudantil», destinados a reconhecer o trabalho das associações juvenis e estudantis que mais se destacaram nas suas comunidades em 2023.
Estes concursos visam premiar projetos inovadores e com impacto social nas respetivas áreas de atuação.
O Prémio «Boas Práticas | Associativismo Juvenil» pretende distinguir uma associação que tenha demonstrado uma intervenção consistente, inovadora e com impacto positivo na(s) comunidade(s), valorizando ainda a possibilidade de replicação dos seus projetos noutros contextos. Já o Prémio «Boas Práticas | Associativismo Estudantil» foca-se em iniciativas que promovam a cidadania ativa e a participação democrática dos jovens nas universidades, com destaque para projetos que gerem impacto tanto na comunidade académica como na população em geral.
Na região Alentejo, será selecionada uma associação que, pela sua atividade, se tenha destacado em critérios como o impacto, abrangência, qualidade, inovação e capacidade de replicação. O valor do prémio para a associação vencedora é de 1.500 euros, e poderão ser atribuídas até cinco menções honrosas de 350 euros cada.
As candidaturas estão abertas até 4 de novembro e devem ser submetidas através de um formulário digital. Os resultados serão anunciados em dezembro, durante um evento promovido pelo IPDJ. Os regulamentos e formulários de candidatura estão disponíveis na área saber+.



















