A Universidade de Évora promove, no dia 11 de fevereiro, uma nova edição da iniciativa “Speed Dating com Mulheres Cientistas”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. A ação envolve estudantes do ensino secundário e investigadoras de várias áreas científicas.
A iniciativa é organizada pelo Gabinete para a Igualdade de Género e Inclusão e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Évora, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira.
Encontros entre estudantes e investigadoras
A atividade consiste em encontros dinâmicos entre alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira e investigadoras da Universidade de Évora. As participantes representam áreas como Biologia, Engenharia Informática, Farmácia, Matemática, Mecatrónica, Património e Sociologia.
Durante as sessões, as cientistas partilham os seus percursos académicos e profissionais, apresentam as áreas em que desenvolvem investigação e abordam os desafios enfrentados ao longo das suas carreiras.
Promoção da igualdade nas áreas científicas
À semelhança das edições anteriores, o Speed Dating com Mulheres Cientistas pretende valorizar o contributo das mulheres para a produção de conhecimento científico. A iniciativa procura ainda estimular o interesse das raparigas pelas áreas das ciências, tecnologias e engenharias.
Outro dos objetivos passa por sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de desconstruir estereótipos de género, contribuindo para a redução de desigualdades que continuam a influenciar escolhas académicas e profissionais.



















