Instituto Cultural de Évora lança projeto que vai publicar livros em formato online

Publicação de livros online

O Instituto Cultural de Évora lançou, recentemente, a iniciativa Publicar +, que tem como objetivo publicar (sem quaisquer custos) livros de todos os géneros literários existentes.

Segundo explicam os responsáveis, “os livros ficam oficialmente publicados em versão e-book na editora Recanto das Letras através do Instituto Cultural de Évora e os mesmos estarão sempre gratuitos para todas as pessoas que os quiserem adquirir. Sem ser livros em versão digital, esta iniciativa também abrange a publicação de artigos de opinião, artigos/ensaios/trabalhos académicos, redações, sonetos, crónicas e duetos.”

Os responsáveis pelo “Publicar +” são o coordenador Pedro Dos Santos, presidente do Instituto Cultural de Évora, Cláudia Quintas e António Pinheiro.

“Com esta iniciativa prevê-se publicar todo o tipo de livros de autores de todas as idades e publicar livros promovidos por diferentes entidades. Com esta iniciativa, o Instituto Cultural de Évora pretende-se afirmar como um parceiro estratégico na candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, potenciando organizações eborenses públicas e privadas”, indicam ainda os responsáveis.

É ainda referido que “o “Publicar +” também contribui para uma maior produção cultural em vários níveis e frentes, permite ultrapassar as barreiras físicas impostas pelo COVID-19, oferece soluções a entidades e profissionais que estejam a readaptar os seus processos e atividades face à Pandemia que vivenciamos, contribui para o desenvolvimento sustentável e são bons para o ambiente (uma vez que os livros são digitais e portanto não necessitam de recursos naturais), por fim, contribui igualmente para a produção científica, oferecendo novas possibilidades  a jovens universitários, académicos e profissionais ligados a outras áreas científicas.”

Os jovens eborenses Cátia da Mata (23 anos) e João Marques (21 anos) já tiveram os seus respetivos livros publicados através desta iniciativa. A obra literária da autora Cátia da Mata intitula-se “Vida” (https://www.recantodasletras.com.br/e-livros-de-generos-diversos/7179650 ) e a obra poética do autor João Marques intitula-se “Entreguei-me” (https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/7189151 ).

Salienta-se ainda que as publicações são sem quaisquer custos e para mais informações do “Publicar +”, podem enviar e-mail para o seguinte endereço eletrónico: ice.publicarmais@gmail.com.