Iniciativa Educação, da família Soares dos Santos, ajudou 14 alunos Alentejo com dificuldade na alfabetização

Iniciativa Educação celebra um ano a contribuir para a educação em Portugal

A Iniciativa Educação, projeto da família Soares dos Santos, celebra esta semana o seu primeiro aniversário.

Um ano de promoção da leitura, de desenvolvimento do ensino profissional e de divulgação de informação e conhecimento sobre educação, com cerca de 300 alunos apoiados e o envolvimento de mais de 30 escolas em todo o país.

No total, o programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais, destinado a ajudar crianças com dificuldades na alfabetização básica a desenvolver as suas capacidades de leitura e a respetiva fluência, abrange 124 alunos em todo o país (40 na região Norte, 48 nos Açores, 14 no Alentejo e 22 na Grande Lisboa), de 32 escolas. A expansão deste programa fará com que chegue, ainda no ano letivo 2020/2021, a 272 alunos (80 na região Norte, 96 nos Açores, 48 no Alentejo e 32 na Grande Lisboa). No total, 19 professores-tutores contribuem para o sucesso do AaZ – Ler Melhor, Saber Mais.

O programa Ser Pro, destinado a facilitar a colaboração entre escolas e empresas para o desenvolvimento de ofertas de ensino profissional adequadas aos jovens e ao progresso do país, está presente em oito escolas, com 13 turmas de cursos profissionais, desenhados em colaboração com as empresas. No total, foram abrangidos 167 alunos dos concelho de Seia, Salvaterra de Magos, Sacavém, Lisboa, Setúbal, Moura e Lagoa. A implementação deste programa foi possível graças às parcerias desenvolvidas com as autarquias, 31 empresas, oito escolas e dois politécnicos.

Outra das vertentes do trabalho da Iniciativa Educação é a divulgação da melhor informação online sobre educação, reunindo especialistas de diferentes áreas de investigação, com a publicação de estudos, estatísticas e artigos para promover e apoiar escolas e contribuir para a formação de opiniões mais sustentadas. No total, foram publicados 56 artigos, de 23 autores de seis nacionalidades (portuguesa, americana, belga, canadiana, alemã e holandesa). Estão disponíveis ainda 10 estatísticas-chave de educação e 20 episódios de podcast. Todos os estes conteúdos estão disponíveis na secção Ed_On no site da Iniciativa Educação, em iniciativaeducacao.org.

Recordamos que o programa AaZ – Ler Melhor, Saber Mais tem como objetivo minimizar e ultrapassar as dificuldades que algumas crianças evidenciam desde muito cedo no processo de aprendizagem, centrando-se, por isso, nos alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade, altura em que a intervenção tem mais probabilidade de ser bem-sucedida.