Inicia-se esta sexta-feira a Feira onde o Queijo do Alentejo é Rei. Este ano completamente online

Queijo de Serpa

Inicia-se esta sexta-feira, a Feira do Queijo do Alentejo 2021, uma iniciativa que este ano será completamente digital, devido à situação pandémica em que se vive.

A iniciativa arranca no dia 26, sexta-feira, com uma intervenção do Presidente do Município, Tomé Pires, e um registo alusivo ao projeto Cante nas Escolas, a quem tem cabido a honra de abrir o certame em anos anteriores.

Segue-se um conjunto de testemunhos da Comissão Organizadora da Feira, e de várias pessoas ligadas ao setor do queijo, ainda de investigadores em representação de diversas entidades.

Durante a tarde realiza-se, via zoom, a conferência “Queijo Serpa DOP – 34 anos de certificação”, promovida pela Rádio Voz da Planície, moderada pela jornalista Ana Freitas. Contará com as participações de Tomé Pires, Presidente da Câmara Municipal de Serpa, de José Manuel Godinho Calado, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, de Carlos Bettencourt, do Centro Experimental do Baixo Alentejo – Herdade da Abóbada da DRAPAL,  e de João Dias, em representação do Instituto Politécnico de Beja. Segue-se a apresentação digital do filme Queijo Serpa impulso à internacionalização e de imagens de arquivo da animação da feira, que encerra a programação de sexta-feira.

No dia 27 de fevereiro, sábado, pela manhã, decorre, via plataforma zoom, o webinar “Investigação para o Desenvolvimento e Inovação no Setor dos Lacticínios”, promovido pelo Instituto Politécnico de Beja. De tarde o CEBAL promove um roadshow tecnológico de valorização Integrada do Cardo, “DOP Serpa em Análise”, igualmente via zoom, e segue-se uma mostra de imagens de arquivo de cães de pastoreio e de animação.

O último dia da feira, 28 de fevereiro, domingo, conta com uma retrospetiva de imagens de edições passadas do passeio BTT Rota do Queijo “8 anos a pedalar”, a que se seguirá a visualização do vídeo “A Fileira da Lã”, do Centro de Competências da Lã (CCLã). De tarde, a programação da iniciativa conta com a revista em imagens do concurso “O melhor queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, com as intervenções de Maria da Luz, Nuno Alvarenga e Maria João Carvalho, seguido um conjunto de depoimentos de empresários da fileira do queijo sobre a situação atual.

Durante a Feira será apresentada a “SerpaMarca.pt”, uma plataforma de comércio digital que o Município disponibilizará aos empresários do concelho durante o mês de março, com o intuito de promover os seus produtos e lojas, escoar produtos e aumentar a procura, contribuindo para dinamizar os negócios. Esta plataforma pretende ser uma ferramenta para os produtores e empresas se situarem no mercado, adaptando-se a uma nova realidade que a pandemia veio sublinhar, com os produtos a irem até ao consumidor.

A encerrar a edição deste ano haverá a passagem de imagens ilustrativas da Feira do Queijo do Alentejo, revisitando alguns dos momentos, produtores e iniciativas que ao longos dos últimos anos fizeram da Feira do Queijo do Alentejo uma das maiores iniciativas de dinamização económica a nível regional, e uma referência a nível nacional.

Clique aqui para ver o programa completo

Acompanhe aqui toda a Feira