Conforme ODigital.pt avançou no início desta semana, a empresa Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso para a empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas, com um preço base 85 Milhões de Euros e um prazo de execução de 36 meses.
A empresa veio agora a público explicar detalhadamente esta obra a realizar.
Segundo a IP, “esta intervenção tem como principal objetivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa.”
E especifica que, a empreitada agora lançada inclui os seguintes trabalhos:
- Substituição da superestrutura de via com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1;
- Prolongamento e renovação das Estações de Muge, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal;
- Renovação das restantes estações:
- 17 km de tratamento da plataforma (alguns em estações);
- Terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes;
- 69 Passagens Hidráulicas,
- Três Pontões metálicos (que requerem suspensão de via);
- Encerramento de seis Passagens de Nível (PN) e construção de quatro Passagens Superior Rodoviárias com os respetivos restabelecimentos;
- Automatização de PN’s;
- Construção de infraestruturas de suporte á componente de sinalização e telecomunicações;
- Reabilitação/reformulação e/ou implementação de drenagem;
- Implementação de RCT+TP;
- Adaptação das instalações fixas de tração elétricas;
- Trabalhos em Edifícios e Salas Técnicas;
- Colocação e trabalhos associados à instalação de Torres GSMR;
A Linha de Vendas Novas desenvolve-se ao longo de 69,375 quilómetros, entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde interseta a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos do Cartaxo, de Salvaterra de Magos, de Coruche, do Montijo, de Montemor-o-Novo e de Vendas Novas.
Recordamos que atualmente, a linha é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias assumindo-se como um dos principais eixos de mercadorias entre Norte-Sul.
Com efeito, ao circularem por este itinerário ferroviário, os comboios de mercadorias evitam a passagem pela zona de Lisboa, que apresenta duas significativas restrições: as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação da capacidade, sentida já na Linha de Cintura e sobretudo na Linha do Norte. Assim, a Linha de Vendas Novas, que integra o Corredor Internacional Sul do Ferrovia 2020, é fundamental para promover um transporte de mercadorias mais eficiente e assim potenciar a competitividade da economia nacional.
A presente ação integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Empreitada de Modernização da Linha de Vendas Nova”.