Infraestruturas de Portugal investiu mais de 600m€ na reabilitação pontes e pontões no Baixo Alentejo

Investimento na estrada

A empresa Infraestruturas de Portugal concluiu no passado mês de janeiro duas empreitas de reabilitação e reforço de Obras de Arte no distrito de Beja.

Obras que asseguraram “uma melhoria das condições de segurança e circulação nestas infraestruturas”, refere a empresa.

No Concelho de Ferreira do Alentejo foi concluída a intervenção no Pontão do Barranco da Palmeira, localizado ao quilometro 53,490 da EN121. Esta obra consistiu na reabilitação geral da obra de arte e do reforço dos muros ala do lado jusante, dando garantias da sua durabilidade estrutural, prolongando a sua vida útil e reforçando a sua estabilidade. Tratou-se de uma intervenção orçada em 115 mil euros e um prazo de execução de dois meses, explicou a IP.

A segunda empreitada teve como finalidade a reabilitação e reforço ou substituição de três Obras de Arte, a Ponte sobre o Rio Galego, ao Km 63,320, da EN 121, a Ponte sobre a Ribeira da Cardeira na EM 391, ao Km 50,840 e o Pontão ao Km 87,933, da EM 391. Com um prazo de execução de 190 dias, estas intervenções tiveram um investimento associado de cerca de 500 mil euros.

As intervenções na Ponte do Rio Galego, na EN 121 e na Ponte sobre a Ribeira de Cardeira, na EM 391, consistiram na realização de trabalhos de reabilitação da estrutura de alvenaria, da Lage de Betão armado, reparação e substituição de guarda-corpos e por fim a fresagem do pavimento. Em relação ao Pontão localizado na EM 392, optou-se pela substituição integral da OA, constituída por um quadro de betão armado de vão único.