O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) iniciou a renovação da sua frota automóvel com a entrada em operação de duas novas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), colocadas nos hospitais de Vila Real e da Guarda.
As duas viaturas são as primeiras de um total de 275 veículos adquiridos através de concurso público, num investimento global de 16,8 milhões de euros, destinado à substituição da atual frota e à modernização dos meios operacionais do instituto.
Concurso prevê aquisição de 163 ambulâncias e 85 VMER
De acordo com o INEM, o procedimento contempla a aquisição de 163 ambulâncias, 85 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação e 27 veículos de outras tipologias.
A renovação pretende substituir os veículos mais antigos e aumentar a fiabilidade e a segurança dos meios utilizados no Sistema Integrado de Emergência Médica, procurando também reforçar a capacidade de resposta das equipas no terreno.
A entrada ao serviço das VMER de Vila Real e da Guarda marca o início do processo de substituição integral da frota abrangida pelo concurso.
Novas viaturas estreiam identidade visual
Os novos veículos apresentam também uma nova identidade visual para os meios de emergência médica.
Segundo o instituto, a caracterização pretende facilitar o reconhecimento das viaturas e estabelecer uma linguagem visual comum entre as entidades que integram o Sistema Integrado de Emergência Médica.
Entre as alterações estão materiais retrorrefletores microprismáticos, destinados a aumentar a visibilidade dos veículos durante a noite e em situações de visibilidade reduzida.
O INEM refere que a nova caracterização segue padrões internacionais associados à segurança dos profissionais e dos meios de emergência médica pré-hospitalar.
















