Incêndios: Governo anuncia atribuição de 1,5 milhões de euros para ecopontos florestais

O Governo anunciou ontem a atribuição de 1,5 milhões de euros para a instalação de ecopontos florestais ou de compostagem, mais de um ano depois de ter encerrado o período de candidaturas.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia, que tutela o Fundo Ambiental, a fonte de financiamento, refere que a verba disponível vai permitir apoiar a instalação de ecopontos florestais ou de compostagem em locais do Norte e Centro do país vulneráveis ao risco de incêndio, bem como ações de sensibilização, comunicação e formação.

A tutela espera que este apoio permita “uma redução sustentada da média anual da área ardida, promovendo uma gestão ativa das explorações florestais e agrícolas” através de recolha, armazenamento temporário e encaminhamento para compostagem ou centrais de biomassa dos “materiais sobrantes das explorações florestais, agroflorestais e agrícolas”.

“Ao incentivar o encaminhamento adequado dos sobrantes e eliminar a prática de queimas descontroladas, será também possível diminuir significativamente o número de ignições”, acrescenta o ministério no comunicado.

As entidades que vão beneficiar do financiamento são maioritariamente autarquias e entidades intermunicipais, nomeadamente dos concelhos de Tábua, Soure, Paredes, Mangualde, Anadia, Vila Nova de Poiares, Vila de Rei, Castelo Branco, Boticas, Paços de Ferreira e Sertã.

O período de apresentação de candidaturas decorreu entre 02 de outubro e 20 de dezembro de 2023, tendo a audiência de interessados, para efeitos de contestação dos resultados preliminares, ocorrido entre 25 de março e 08 de abril de 2025.

O relatório final de avaliação, assinado pelo diretor do Fundo Ambiental, Marco Rebelo, data de 17 de abril último.

Ao todo foram aprovadas 26 das 36 candidaturas submetidas, mas só 16 foram elegíveis para o financiamento disponível (1,5 milhões de euros).

Veja também:

Navigator lança programa para mobilizar até 84 milhões na fileira florestal

A The Navigator Company lançou a Rede de Fornecedores Inovadores, um programa que pretende...

Quercus pede travão a novos centros de dados: Portugal pode somar mais 44

A Quercus pede ao Governo um travão à instalação de novos centros de dados...

Feira Nacional de Municípios estreia-se em maio de 2027 na FIL

A Feira Nacional de Municípios vai realizar-se pela primeira vez de 4 a 6...

Combustíveis: Gasóleo pode subir 4,5 cêntimos e gasolina descer na segunda-feira

O preço do gasóleo deverá aumentar 4,5 cêntimos por litro a partir de segunda-feira,...

Poeiras do Norte de África deverão regressar a Portugal este fim de semana: DGS recomenda medidas

Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, com poeiras em...

Quercus defende plano “estruturado” para controlar aumento de javalis

A organização ambientalista Quercus defendeu hoje a criação de um plano "estruturado e abrangente"...

Governo cria apoios de 39,5 milhões de euros para compensar custos dos combustíveis

O Governo criou apoios aos custos dos combustíveis com uma dotação máxima de 39,5...

Combustíveis podem voltar a descer: Saiba quanto poderá poupar a partir de segunda-feira

Os preços dos combustíveis deverão voltar a descer na próxima segunda-feira, 5 de outubro,...

Verão de 2026 o terceiro mais quente mas normal quanto à precipitação

O verão deste ano foi o terceiro mais quente desde 1931, com uma temperatura...