Segunda-feira, Outubro 3, 2022
Pub

Incêndio no Porto de Sines já está extinto. Foram danificados cerca de 60 contentores

- Publicidade -
- Publicidade -

Conforme noticiámos, este sábado, pelas 15h25, deflagrou um incêndio num contentor em parque no Terminal de Contentores do Porto de Sines, Terminal XXI, estando ainda a ser apuradas as causas da ignição.

Segundo a Administração do Porto de Sines, “não houve vítimas a registar, apenas o operador da grua de parque que foi transportado, por precaução, para o Hospital de Litoral Alentejano, devido à inalação de fumos.”

É ainda referido que “o contentor em causa estava carregado com um fertilizante, nitrato de cálcio, utilizado como adubo na agricultura. O incêndio alastrou a outros contentores na proximidade, contabilizando-se cerca de 60 contentores danificados.”

Após o deflagrar do incêndio, foi de imediato ativado o Plano de Emergência do Porto de Sines e o respetivo Centro de Coordenação de Operações de Proteção Portuária, com a presença do Capitão do Porto de Sines, do Oficial de Proteção Portuária e do responsável municipal da proteção civil, para coordenação dos meios no local.

Na resposta ao combate ao incêndio estiveram empenhados três veículos de combate a incêndios e doze operacionais por parte da Autoridade Portuária, oito autotanques, duas ambulâncias, veículos de comando e vinte e quatro operacionais dos Bombeiros de Sines, Cercal do Alentejo, Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Alvalade, Grândola, Aljustrel e da Polícia Marítima. A partir do plano de água, as operações contaram ainda com o apoio de quatro rebocadores da Reboport e dois rebocadores da Portugs que operam no Porto de Sines e que estão devidamente equipados para intervir em situações deste género.

De acordo com os procedimentos de emergência em vigor foram suspensas as operações no Terminal XXI durante o período de combate ao incêndio e, por precaução foi atrasado o início das operações no Terminal de Gás. Neste momento todos os terminais portuários estão operacionais.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Alentejo: Maioria das albufeiras terminou setembro com disponibilidades hídricas inferiores a 30%

Trinta e duas das 58 albufeiras monitorizadas tinham, no final de setembro, disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, enquanto três apresentavam valores...

NACEX com novo centro logístico em Évora

A NACEX, empresa de transporte urgente da Logista, reforçou a sua rede na região do Alentejo com a mudança para novas instalações em Évora. Esta...