O projeto de alargamento do IP8 entre Roncão e Grândola está em fase avançada de desenvolvimento, com detalhes apresentados no Estudo de Impacte Ambiental (EIA), que foi agora colocado em Consulta Pública.
De acordo com os documentos consultados ple’ODigital.pt, a intervenção visa transformar esta via em perfil de autoestrada 2×2, no âmbito do Plano Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030). O objetivo é melhorar a acessibilidade, impulsionar a economia regional e implementar soluções rodoviárias mais sustentáveis.
O IP8 é uma via fundamental que atravessa o Baixo Alentejo, ligando Sines à fronteira com Espanha. A obra atual abrange o trecho entre os quilómetros 26+850 (Roncão) e 48+304 (Grândola) e visa o alargamento da via existente, em vez da construção de um novo traçado. Esta abordagem reduz custos e minimiza impactos ambientais, alinhando-se com as prioridades nacionais de sustentabilidade.
O projeto retoma uma proposta aprovada em 2004, mas ajustada para uma solução mais eficiente e racional. Após a suspensão das obras em 2012, devido a restrições orçamentais, o projeto foi reativado para concluir o trecho entre Relvas Verdes e Roncão e dar início ao alargamento até Grândola.
Características do Projeto
A intervenção contempla:
- Perfil Rodoviário: Duplicar a via para 2×2 faixas de rodagem;
- Melhoria dos Nós de Ligacão: Atualização dos restabelecimentos e interligações desniveladas;
- Sustentabilidade: Reaproveitamento do traçado atual, minimizando novos impactos ambientais e territoriais;
- Integração Ambiental: Implementação de medidas para proteger fauna, flora e recursos hídricos.
Além disso, estão previstas obras complementares, como sistemas de drenagem, sinalização, instalação de barreiras acústicas e melhorias no pavimento.
Impactos e Benefícios
O EIA destaca os seguintes benefícios:
- Segurança Rodoviária: Redução de acidentes e maior fluidez do tráfego;
- Eficiência Logística: Melhor acesso ao porto de Sines e ao parque industrial adjacente, alavancando as exportações e a economia regional;
- Sustentabilidade Ambiental: Redução de emissões poluentes, devido à maior eficiência do tráfego.
Por outro lado, o projeto requer atenção a potenciais impactos negativos, como o abate de árvores e a necessidade de monitorização da fauna local. Medidas de minimização, como o transplante de árvores e a instalação de passagens para fauna, estão previstas.
Integração no Plano Nacional
Esta obra insere-se no PNI2030, que define prioridades para a modernização da rede rodoviária, promovendo a coesão territorial e o cumprimento dos objetivos climáticos de Portugal. A conclusão deste projeto contribuirá significativamente para a melhoria das condições de mobilidade e competitividade da região do Alentejo.