O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai celebrar, no dia 21 de junho, o Dia Mundial do Combate à Desertificação e Seca, centrado na gestão futura dos solos.
A celebração incluirá um encontro sobre “Boas Práticas de Conservação do Solo, Povoamento de Sobreiro e Melhoramento Animal” na Herdade da Abóbada, em Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa.
A celebração ocorre sob a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, que faz 30 anos, e visa sensibilizar o público e envolver agentes do território no combate à desertificação.
O evento incluirá uma visita ao Centro Experimental da Herdade da Abóbada, focada em culturas de sequeiro, conservação do solo e melhoramento animal, além de uma sessão sobre povoamento de sobreiro e uma visita ao Projeto URSA – Unidade de Recirculação de Subprodutos de Alqueva.
O objetivo é promover cooperação e implementação de medidas efetivas, como o restauro da biodiversidade, adaptação de culturas às condições locais e gestão sustentável dos recursos hídricos, reforçando a resiliência do território à seca e às alterações climáticas. O evento resulta de uma parceria entre o ICNF, a CCDR-Alentejo, o Cebal e a EDIA.