A fábrica Hutchinson em Portalegre, que produz peças para a indústria automóvel, deverá inaugurar em março de 2025 uma nova área de expansão, num investimento de cerca de 4,5 milhões de euros, revelou hoje a administração.
Instalada há 25 anos na zona industrial daquela cidade alentejana, a unidade fabril produz, entre outras peças, mangueiras em borracha e plástico para radiadores de automóveis.
Em declarações à agência Lusa, o administrador da Hutchinson em Portalegre, Rogerio Bassetto Vido, explicou hoje que o investimento deverá criar “entre 100 a 150 postos de trabalho”, que se vão somar ao cerca de 740 trabalhadores já existentes, dos quais 300 são temporários (contratados através de empresas especializadas).
Segundo o mesmo responsável, do total de cerca de 4,5 milhões de euros, três milhões destinam-se à área de infraestruturas e perto de 1,5 milhões de euros são para equipamentos, devido à constante mudança no mercado, ao desenvolvimento da indústria na área dos automóveis elétricos e também a hidrogénio.
“É uma visão estratégica para, no futuro, se poder arrancar com toda a parte da produção dos elétricos. Se o mercado começar a ter uma situação diferente, as coisas podem mudar e esta ampliação vai para um projeto da eletrificação”, explicou.
O administrador considerou que “é importante” a empresa seguir “de perto toda a parte dos projetos que o mercado tem de eletrificação”, pois oi sucesso dos mesmos vai ditar o sucesso da Hutchinson.
A área de expansão conta com 2.000 metros quadrados de área produtiva e outros 2.000 metros quadrados para o setor da logística e armazenagem dos produtos novos, assim como cerca de 400 metros quadrados de área social.
A obra, segundo Rogerio Bassetto Vido, começou “há cerca de três meses”, estando, nesta altura, “bastante avançada”.
A empresa disse ter como objetivo conquistar novos clientes, nos próximos anos, para que a operação que está a desenvolver possa vir a ter “ainda mais segurança” no futuro.
Em Portalegre, a Hutchinson produz diretamente para o cliente final, o que significa que exporta mais de 90% do material que fabrica, nomeadamente para Espanha e França.
De acordo com Rogério Bassetto Vido, “os maiores clientes” da Hutchinson de Portalegre são a Renault e o Grupo Stellantis.
Em 2023, a Hutchinson de Portalegre contabilizou um volume de negócios superior a 50 milhões de euros, prevendo atingir o mesmo valor, este ano.
O grupo Hutchinson tem sede em França e conta com 75 fábricas espalhadas pelo mundo, com um universo de mais de 90 mil trabalhadores.