InícioAlentejoAlentejo CentralHospital Central do Alentejo:...

Hospital Central do Alentejo: «Cumprimento estrito dos prazos e orçamento» é prioridade, diz ACSS

André Trindade destaca cumprimento de prazos e reorganização da rede de saúde no protocolo do Hospital Central do Alentejo.

O presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), André Trindade, destacou o cumprimento rigoroso de prazos e orçamento como prioridade no âmbito do protocolo para as infraestruturas do Hospital Central do Alentejo, em Évora.

O acordo, assinado esta sexta-feira, assegura um investimento de cerca de 13,3 milhões de euros para a construção de acessos e redes essenciais ao funcionamento da futura unidade hospitalar.

Segundo André Trindade, a responsabilidade da ACSS passa por garantir a execução do projeto dentro dos parâmetros definidos. «A ACSS, como dono de obra, terá por objectivo garantir o cumprimento estrito do prazo e do orçamento desta obra», afirmou.

Infraestruturas essenciais para funcionamento do hospital

O responsável sublinhou que o protocolo não se limita à construção física do hospital, sendo determinante assegurar as condições de acesso e integração no território.

«Estes prazos não se garantem apenas pela contratualização da infraestrutura. Garante-se também através de acessos e infraestruturas que um hospital desta envergadura precisa», referiu, apontando a importância das ligações ao espaço envolvente.

André Trindade acrescentou que estas infraestruturas são essenciais para garantir que a população possa aceder à unidade «em segurança» e com adequada articulação com a rede existente.

Hospital com impacto na reorganização da rede de saúde

O presidente da ACSS destacou ainda o papel estratégico do Hospital Central do Alentejo na reorganização da rede de prestação de cuidados de saúde, sobretudo no sul do país.

«Sabemos bem que hoje a região de Lisboa e Vale do Tejo tem uma pressão acrescida, porque dá resposta a parte dos fluxos do Sul», afirmou, considerando que a nova unidade permitirá redistribuir essa pressão.

Nesse sentido, defendeu uma abordagem prospetiva para o sistema de saúde. «Temos de pensar de uma forma mais prospetiva o papel que um hospital desta envergadura pode ter», sublinhou.

Projeto com impacto na coesão territorial

André Trindade destacou também o contributo do hospital para a coesão territorial e social da região.

«Ganha a coesão territorial, ganha a coesão social desta região», afirmou, apontando o impacto do investimento para o Alentejo e para o país.

O responsável sublinhou ainda a importância da articulação entre as entidades envolvidas no protocolo, incluindo o município, a CCDR e a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, no processo de transição para a nova infraestrutura hospitalar.

Mais notícias

Médico do hospital de Évora com queixa de negligência demite-se e ULS averigua caso

 O médico oncologista do hospital de Évora acusado de negligência pela família de um...

Eclipse em Évora visto do céu num salto de paraquedas a 5.000 metros (c/fotos)

O eclipse solar desta quarta-feira, 12 de agosto, foi vivido de uma perspetiva diferente...

PSP detém mulher e apreende droga, armas brancas e uma balança em Évora

A Polícia de Segurança Pública deteve, em Évora, uma mulher de 50 anos, suspeita...

Quer ver o eclipse solar? Veja as recomendações da DGS para o fazer em segurança

Quem quiser observar o eclipse solar de 12 de agosto deve utilizar óculos próprios,...

Já se sabe o que o comboio foi testar na Linha Évora-Caia: Uma nova catenária e tecnologia inédita na rede nacional

A circulação do comboio na nova Linha Évora-Caia (Elvas) serviu para realizar ensaios dinâmicos...

Prémio de Composição da Eborae Mvsica recebe obras musicais até dia 31 deste mês

Os músicos interessados em participar na 7.ª edição do Prémio de Composição “2.ª Escola...

Programa Cuida-te reúne profissionais de saúde do Alentejo em Évora

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) reuniu, em Évora, os profissionais de...

Alentejo tem 107 casas à venda por mais de um milhão de euros

O Alentejo tinha, no início de agosto, 107 casas anunciadas para venda por valores...

Municipio de Évora lança concurso de 3,2M€ para a 2ª fase da requalificação do Rossio de São Brás

O Município de Évora lançou um concurso público para a empreitada da Fase 02-A...