Vila Viçosa assinalou, este domingo, 8 de dezembro, a efeméride do nascimento e falecimento de Florbela Espanca, um dos maiores nomes da literatura portuguesa.
A poetisa, natural de Vila Viçosa, foi lembrada com uma cerimónia de homenagem, que incluiu o depósito de uma coroa de flores junto ao seu túmulo e, posteriormente, junto ao busto erigido em sua memória na Praça da República. O busto, da autoria do escultor Raul Xavier, com plinto do arquiteto Raul David, é um símbolo da grandeza da poetisa na cultura portuguesa e mundial.
A cerimónia contou com a presença de várias entidades, incluindo o Grupo “Amigos de Vila Viçosa”, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu e a Sociedade Filarmónica União Calipolense.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, destacou a importância da data, referindo que “é um dos grandes dias de Vila Viçosa, pois celebramos a Padroeira de Portugal, mas celebramos também a ilustre calipolense, Florbela Espanca, pois foi neste dia que nasceu há 130 anos e também faleceu a poetisa”.
O autarca sublinhou, ainda, que “lembrar Florbela não se ficará por esta homenagem”, referindo-se ao projeto de criação de um espaço museológico dedicado à poetisa. Este projeto envolve a recuperação de uma casa onde Florbela Espanca viveu e se casou, a qual será transformada em centro de estudos florbeliano.
Inácio Esperança afirmou que “em conjunto com o grupo de amigos e outras instituições vamos tentar dinamizar aquela casa como um centro de estudos florbeliano, uma casa de Florbela, de Florbela para Portugal e para o mundo, de forma a divulgar a sua obra e, obviamente, promover estudos à volta da sua obra, que é uma obra extraordinária e que neste momento está a ser estudada nas grandes universidades da Europa e também do Brasil”.
O autarca também revelou que as celebrações em torno de Florbela Espanca não terminam com esta cerimónia, mencionando que “homenagear Florbela é homenagear também a cultura e a identidade de Vila Viçosa”. No âmbito das celebrações dos 130 anos do nascimento e morte da poetisa, a localidade prepara ainda uma exposição dedicada à família Espanca, com inauguração marcada para o próximo dia 19 de dezembro.
Inácio Esperança concluiu, destacando o papel histórico de Vila Viçosa, afirmando que “não são todas as terras que se podem orgulhar de ter sido o centro do mundo durante pelo menos algum tempo”, enfatizando a importância cultural, política e religiosa da cidade, que foi, durante um período, um dos centros mais relevantes da história de Portugal.
Fique de seguida com as imagens da homenagem a Flobela Espanca, numa reportagem de Hugo Calado: