Homem fica em prisão preventiva por suspeita de violência doméstica e ameaças de morte em Évora

O Ministério Público aponta maus-tratos físicos e psicológicos desde 2020 ou 2021 e ameaças de morte no final de agosto.

Um homem de 57 anos ficou em prisão preventiva por suspeita da prática de um crime de violência doméstica agravado contra a companheira, da mesma idade, em Évora.

O arguido foi presente, esta quarta-feira, a primeiro interrogatório judicial, depois de ter sido detido através de mandados emitidos pelo Ministério Público fora de flagrante delito.

De acordo com o Ministério Público, o homem está fortemente indiciado por ter submetido a companheira a maus-tratos físicos e psicológicos desde o início da relação, em 2020 ou 2021.

A conduta terá ocorrido de forma reiterada e, segundo a mesma fonte, incluiu ameaças de morte no final de agosto. Todos os factos sob investigação terão ocorrido em Évora.

Risco avaliado como elevado ou extremo

O inquérito foi aberto a 1 de setembro, depois de o Ministério Público ter tomado conhecimento dos factos. A detenção foi determinada face ao risco de vitimização, avaliado como «Elevado/Extremo».

Após o interrogatório, o Ministério Público considerou existirem perigos de perturbação do inquérito e de continuação da atividade criminosa, tendo promovido a aplicação da prisão preventiva.

O tribunal determinou ainda a proibição de o arguido contactar a vítima por qualquer meio, acolhendo as medidas de coação requeridas pelo Ministério Público.

O arguido e a vítima têm nacionalidade portuguesa. A investigação prossegue sob a direção da 2.ª Secção Especializada do Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora, com a colaboração da PSP.

Mais notícias

GNR de Évora apoiou operação no distrito de Santarém que apreendeu 69 mil doses de droga e deteve 27 pessoas

O Comando Territorial da GNR de Évora apoiou uma operação de prevenção criminal nos...

Universidade de Évora reforça presença internacional com renovação de mestrado Erasmus Mundus

A Comissão Europeia renovou pela quinta vez o Erasmus Mundus Joint Master Techniques, Heritage,...

Lídia Terra eleita vice-presidente do Tribunal da Relação de Évora

A juíza desembargadora Lídia Renata Goulart Whytton da Terra foi eleita vice-presidente do Tribunal...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida promove oficinas para escolas sobre amor, sofrimento e morte

As sessões de “Perguntar de coração aberto”, orientadas por Joana Rita Sousa, realizam-se entre...

Concurso de 660 mil euros prevê reparar e modernizar semáforos no Alentejo

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu um concurso público, com um preço base global...

O Casulo, de Évora, distinguido no Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância 2026

O Casulo – Associação para o Desenvolvimento Sociocultural da Zona Oeste de Évora é...

Ordem dos Engenheiros abre candidaturas a prémios de 1.500 euros para estudantes e recém-formados

A Ordem dos Engenheiros Região Sul (OERS) abriu as candidaturas à 4.ª edição dos...

Outubro chega com música, literatura e experiências culturais na programação da Évora_27

A literatura, a música, a performance e a relação entre criação artística e território...

Série portuguesa de animação conta “estórias submersas” do Alentejo

Da pré-História à atualidade, o Alentejo é o protagonista de uma série portuguesa de...