Haverá “obra até ao final do mandato, não por uma questão de eleições, mas por programação”, afirma autarca de Sousel (c/som)

O ano de 2020 iniciou e são vários os projectos que se perspectivam para o concelho de Sousel, no distrito de Portalegre.

Em declarações ao ODigital.pt, Manuel Valério, Presidente da Câmara Municipal de Sousel, refere que neste ano de 2020 “temos um conjunto de obras planeadas para iniciar, umas já lançadas a concurso, outras não.”

Segundo o autarca, foi feita “uma programação em que vamos requalificar várias entradas nas freguesias e no concelho de Sousel. Nomeadamente aqui em Sousel vamos requalificar duas entradas, uma que vem de Santo Amaro até à entrada principal de Sousel, outra de Fronteira até à Rotunda do Bombeiro. Vamos requalificar também as duas entradas da freguesia de Cano, uma muito ansiada pelas pessoas junto do Depósito da Água e outra junto da Casa Branca.”

Já na freguesia de Casa Branca, Manuel Valério refere que vai lançar “uma obra muito ambicionada há várias décadas que é o Largo Mâncio Canelas, vamos requalificar todo esse espaço. O Jardim de Casa Branca será também uma realidade. Depois uma pequena grande obra, em que uma estrada vai ser asfaltada de forma uniforme, a chamada Estrada das Hortas em que cada vez que chove é lama por todos os sítios, os carros passam por cima das poças e salta lama para as casas, é incomodativo para todas as pessoas.”

Por sua vez, na localidade de Santo Amaro o edil adianta que está a ser terminado o “projecto de requalificação que vai desde o Bairro da Pandina até à Nacional 372, que é uma zona de muitos acidentes e então vamos fazer um projecto no sentido de construir ali uma rotunda para minimizar esses acidentes que têm sido frequentes.”

Conforme noticiado há alguns meses atrás pel’ODigital.pt, o Município de Sousel irá em 2020, “iniciar também em breve a eco-pista que ligará o concelho de Estremoz ao concelho de Fronteira, estamos a falar de cerca de 16 Kms”, acrescentando o edil que, “vamos também requalificar toda esta zona aqui do coração da vila, para terminar junto aquela rotunda que fizemos em que vai ser requalificado o mercado municipal e vai ser arranjada toda aquela zona de estacionamento”.

Outro dos anseios de Sousel, é o novo posto da GNR, sendo que sobre este tema o autarca refere que “estamos também já a tratar e esperemos que entre em obra a questão do novo posto da GNR, as pessoas têm de ter dignidade e condições para poderem trabalhar, portanto vamos pensar que será realidade o avanço dessa obra.”

Em termos religiosos, o Presidente da Câmara de Sousel revela ainda que existe um protocolo com a Santa casa da Misericórdia para a requalificação da Igreja da Misericórdia. Está também previsto a requalificação da Igreja da Nossa Senhora da Orada em termos totais, desde fachada, telhado, arranjos exteriores, aquela igreja no seu término ficará completamente nova.

O autarca concluiu dizendo que haverá “obra até ao final do mandato, não por uma questão de eleições mas por uma questão de programação que temos vindo a seguir” desde o inicio do mandato.