O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu, desde 1 de julho, as candidaturas ao Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Associativo (IDA), uma medida destinada a apoiar o movimento associativo juvenil na integração de jovens em experiências práticas em contexto de trabalho.
No Alentejo, a Direção Regional do IPDJ incentiva as entidades juvenis da região a conhecerem esta oportunidade, que pretende reforçar a capacidade de intervenção das associações junto das comunidades.
Programa apoia estágios em associações juvenis
O Programa IDA destina-se a associações juvenis, associações de estudantes e federações de associações de jovens com inscrição ativa no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ).
Para poderem candidatar-se, estas entidades devem ter projetos de estágio aprovados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito da Medida Estágios Profissionais.
A medida prevê apoio financeiro à gestão dos estágios, procurando contribuir para a aquisição de competências pelos jovens, o contacto com contextos reais de trabalho e a melhoria da sua empregabilidade.
Candidaturas decorrem por via eletrónica
Podem beneficiar deste programa jovens com idades entre os 18 e os 30 anos. São também elegíveis jovens até aos 35 anos, nos casos previstos na regulamentação aplicável aos Estágios Profissionais.
As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente por via eletrónica, através da plataforma disponibilizada pelo IPDJ, no prazo máximo de cinco dias úteis após a submissão da candidatura ao IEFP.
Para esclarecimento de dúvidas e apoio junto da Direção Regional do Alentejo do IPDJ, as entidades interessadas podem contactar Ana Paula Palolo, através do e-mail ana.palolo@ipdj.pt, Francisco Torrão, através de francisco.torrao@ipdj.pt, ou Catarina Arraes, através de catarina.arraes@ipdj.pt.


















