
Como se tem feito sentir, as temperaturas têm estado muito baixas nos últimos dias no Alentejo e praticamente por todo o país, sendo que segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera bateram-se recordes de temperaturas baixas.
O frio que se vem verificando desde o dia 24 de dezembro, de forma consistente, tem sido inferior aos valores normais.
O dia 9 de janeiro 2021 foi o dia mais frio neste período, com 2.98°C de média da temperatura média do ar, sendo que os valores da temperatura máxima do ar, nas estações de Guarda, Aldeia do Souto, Lousã e Portel foram os mais baixos registados nos últimos 20 anos.
De referir ainda que, segundo os dados fornecidos, nos dias 5, 6 e 8, os valores médios de temperatura média do ar foram inferiores a 4°C. No dia 11 foi registado o 4º valor mais baixo da média da temperatura mínima do ar do território.
O IPMA realça que o dia 12 no qual se verificou, em cerca de 75 % do território continental, valores de temperatura mínima inferiores 0°C; neste dia os valores da temperatura mínima do ar variaram entre -8.2°C em Miranda do Douro e 4.3°C em Cabo Raso e Olhão.
Embora se tenha registado a ocorrência da onda de frio relativamente localizada, o carácter prolongado deste episódio (cerca de 3 semanas), a persistência de vários dias consecutivos com temperaturas negativas (>10 dias consecutivos em 1/3 das estações), em particular no interior, e a abrangência territorial constituem aspetos importantes nos previsíveis impactos que terá tido na população.
Importa destacar para os próximos dias a tendência de aumento gradual das temperaturas máxima e mínima do ar, para valores próximos do normal.
Fique de seguida com a tabela onde se mostra os valores extremos da temperatura mínima do ar (<-5ºC) em janeiro.
