Grupo de Amigos de Castelo de Vide assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cultura em Castelo de Vide

Este domingo, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Este dia, é este ano celebrado sob o mote “Passados Complexos – Futuros Diversos” no próximo Domingo dia 18 de abril, promovido em Portugal pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal.

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide vai promover duas atividades. Vai ser lançado um cartaz alusivo a este Dia Internacional, ilustrado com três desenhos a cores do arquiteto Luís Pedro Cruz com monumentos e sítios locais (Castelo, Fonte da Vila e Carreira de Baixo-Praça D. Pedro V) e um pequeno filme-documentário sob o lema “o maior património são as pessoas…” onde se presta homenagem à mais antiga comerciante do concelho de Castelo de Vide ainda no ativo.

Para a associação castelovidense, “quando se fala em Património pensa-se no Património construído, no edificado, mas também nas pessoas que trazem um aporte à vida social e económica de uma comunidade”.

Ao assinalar e celebrar os patrimónios locais e regionais, também se promove e incentiva a solidariedade regional, nacional e internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização desses patrimónios em todo o Mundo”, referem ainda os responsáveis para Associação.