A segunda edição do Granfondo Serra d’Ossa vai realizar-se no próximo dia 6 de outubro e o evento foi esta segunda-feira apresentado.
Vai ser constituído por três percursos, sendo eles o Granfondo, o Mediofondo e o Minifondo.
O primeiro, e principal, vai ter uma distância de 148km. Já o segundo e o terceiro vão percorrer 111km e 68km, respetivamente.
Todas as provas vão partir de Vila Viçosa, seguindo para Borba e Estremoz. Segue-se um caminho pelo meio da Serra d’Ossa, chegando a Redondo e terminando em Alandroal.
Ao que foi apresentado, há a expectativa de chegar aos 1 500 participantes, número superior ao da primeira edição, em 2023, de 1 200 participantes. De sublinhar que poderão chegar à região cerca de um milhar de acompanhantes.
O presidente da Câmara Municipal da casa de partida, Inácio Esperança, assumiu essa expectativa aos jornalistas afirmando que «Vila Viçosa e a região ficarão, sem dúvida, cheios. Aliás, os hotéis já estão cheios».
Com apoio do Turismo de Portugal, «foi possível montar esta iniciativa que teve um enorme sucesso o ano passado e que, este ano, já estamos no nível de participantes do ano passado a um mês da prova».
O edil realçou que este evento «envolve toda a gente», desde os mais novos, até aos mais idosos.
«Envolve as escolas e os miúdos que podem vir ao minifondo. Envolve os adultos que queiram participar, acho que não há limite máximo de idade», afirmou.
Destacou ainda o envolvimento da comunidade, pois vai haver uma bicicleta estática no Terreiro do Paço em que os populares vão poder pedalar para doar dinheiro a uma instituição a definir.
«Aquilo que os calipolenses conseguirem pedalar será entregue a uma instituição que ainda está para decidir», esclareceu.
O autarca sublinhou ainda que esta prova é «uma forma de promover este território em conjunto e não isoladamente» e que os cinco concelhos «não são muito diferentes».
«São concelhos, à volta da Serra d’Ossa que partilham a serra entre eles no seu seio», referiu, acrescentando que «cada um deles tem as suas especificidades em termos turísticos, monumentais e de natureza».
Contudo, os municípios decidiram que «este território junto é uma mais-valia, em vez de, obviamente, cada um ter o seu pequeno evento».
«Decidimos fazer este grande evento e esperemos que corra tão bem ou melhor que o ano passado», concluiu.
De seguida fique com a foto-reportagem do evento que anunciou o Granfondo Serra d’Ossa 2024.