InícioÚltimasGrândola quer travar projeto...

Grândola quer travar projeto da Mina da Lagoa Salgada e pede reavaliação de PIN

O presidente da Câmara de Grândola, no distrito de Setúbal, Luís Vital Alexandre, manifestou hoje discordância relativamente à exploração mineira da Lagoa Salgada e pediu a reavaliação do Estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN) do projeto.

Em comunicado, o atual executivo, liderado por Luís Vital Alexandre (PS), defendeu ser necessário “corrigir o enorme erro que o executivo anterior”, de maioria comunista, “cometeu ao não apresentar o parecer que lhe foi solicitado sobre o reconhecimento do interesse nacional do projeto” que se encontra em fase de licenciamento ambiental.

O investimento de 196 milhões de euros, promovido pela empresa Redcorp – Empreendimentos Mineiros, para exploração de cobre e outros metais e localizado nos concelhos de Grândola e de Alcácer do Sal, obteve, em 2022, o estatuto PIN.

Em julho deste ano, após emitir uma decisão de Declaração de Impacte Ambiental desfavorável, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse que o promotor tinha seis meses para reformular o projeto e submetê-lo a novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), cujo período de consulta pública está a decorrer até 27 deste mês.

Neste sentido, o autarca socialista reuniu com a AICEP Portugal Global, gestora dos projetos de interessa nacional, e formalizou, por escrito, um pedido de reavaliação do reconhecimento do estatuto PIN à Mina da Lagoa Salgada, explicou o município.

Contactado pela agência Lusa, Luís Vital Alexandre alegou que o estatuto PIN “foi atribuído com a omissão do executivo municipal” anterior, que “optou deliberadamente” por não se pronunciar.

“E, com isso, hipotecou qualquer hipótese de não atribuição do estatuto PIN. Aias, a AICEP deliberou na ausência de qualquer pronúncia da Câmara de Grândola”, lamentou.

O autarca sublinhou ainda que a proposta de declaração ambiental desfavorável que precedeu esta nova consulta pública sobre o projeto reformulado “evidencia dados muito preocupantes”, sendo “urgente que o Governo e o Parlamento se possam envolver neste assunto, com frontalidade”.

“A questão da água, não só a quantidade, [como] a fonte de abastecimento que o projeto necessita, mas também uma questão muito crítica para nós que é o facto de o túnel de acesso à zona mineira ter de atravessar todos os lençóis freáticos daquela zona”, exemplificou.

Entretanto, o autarca já solicitou audiências com caráter de urgência à ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e ao presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente e Energia, Salvador Malheiro.

O atual executivo considerou ainda curto o prazo de consulta pública e, por isso, formalizou junto da APA “o pedido de prorrogação” da auscultação.

Acrescentou ainda que está a trabalhar com os serviços camarários e o apoio de uma equipa especializada em estudos de impacte ambiental, com experiência na área das minas, para emitir um parecer rigoroso e fundamentado que reflita as preocupações do município face ao projeto da Mina da Lagoa Salgada.

Segundo o Resumo Não Técnico do EIA, que pode ser consultado no portal Participa, a reformulação do projeto inclui alterações ao processo de tratamento mineralúrgico, o reforço das medidas de proteção do aquífero, mudanças no método de deposição de resíduos no aterro e uma redução da área de ocupação.

A produção estimada para a Mina da Lagoa Salgada é de 5.480 toneladas diárias de minério, durante uma vida útil de 11 anos, iniciada após uma fase de construção com cerca de dois anos.

O promotor aponta o início da construção para o 1.º trimestre de 2026 e o arranque da exploração mineira no 2.º semestre de 2027 por um prazo de 11 anos.

Mais notícias

Grândola: Ultra Maratona Atlântica reúne 750 atletas de 29 nacionalidades

A 21.ª edição da Ultra Maratona Atlântica e a 12.ª Corrida Atlântica, no concelho...

Nisa é o município mais barato do Alentejo para comprar casa

Nisa é o município mais barato do Alentejo para comprar casa, com um preço...

Grândola: Colisão entre dois carros provoca cinco feridos perto de Melides

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros teve lugar esta sexta-feira, dia 10...

Queda de parapente faz um ferido grave no concelho de Grândola

Um praticante de parapente, de 65 anos e nacionalidade luxemburguesa, sofreu hoje ferimentos graves...

Grândola recebe exposição de escultura com obras de 32 alunos da Faculdade de Belas-Artes

A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola recebe, entre 11 de julho e...

Câmara de Grândola prepara investimento de cerca de 25M€ em duas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Grândola tem em curso dois concursos públicos para a reabilitação,...

Grândola recebe parque logístico de 468M€ junto ao corredor Lisboa-Sines

Grândola vai receber um novo parque logístico com um investimento estimado de 468 milhões...

Há um hotel na Comporta onde a arte conta histórias da região

No coração da Comporta, há um hotel que não quer ser apenas ponto de...

Autarca de Grândola diz que país não se pode “dar ao luxo” de ter casas fechadas

O presidente da Câmara de Grândola, Luís Vital Alexandre, defendeu que o país não...