Grândola: Lagoa de Melides já foi aberta ao mar

O Ministério do Ambiente e Acção Climática anunciou, esta terça-feira, que já foi estabelecida a ligação da Lagoa de Melides ao mar.

A operação que ocorreu esta segunda-feira, 23 de Março, sendo mandada realizar pela Agência Portuguesa do Ambiente, contou com o apoio da GNR (dois elementos) e da Polícia Marítima (três elementos) e teve um custo de 5 mil euros (mais IVA).

Segundo a informação que nos chegou, “a ligação da lagoa ao mar é anualmente realizada em data próxima do Equinócio da Primavera, quando se registam acentuadas amplitudes de marés.”

Ainda segundo o Ministério do Ambiente, “trata-se de um procedimento que visa a renovação das águas, com reflexos na qualidade dos ecossistemas associados a este corpo lagunar. Este ano, para restabelecer a ligação, foi rasgado um canal de cerca de 100 metros, com o apoio de uma máquina giratória.”

“Em virtude da situação de contingência decorrente do surto de COVID-19, foram adoptados todos os procedimentos de segurança sanitária exigidos, com a implementação de medidas de restrição de acesso ao local”, conclui o Ministério do Ambiente.