Governo nomeia Maria Filomena Mendes para Administração de Saúde do Alentejo

A demógrafa e professora universitária Maria Filomena Mendes iniciou hoje funções de presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, após o anterior conselho diretivo, liderado por José Robalo, ter terminado mandato, revelou a tutela.

Fonte do Ministério da Saúde confirmou à agência Lusa que a tutela procedeu “à substituição” do conselho diretivo da ARS do Alentejo, “com efeitos ao dia de hoje”, por o anterior ter terminado mandato.

“A presidente do conselho diretivo é a professora Maria Filomena Ferreira Mendes”, indicou a mesma fonte, referindo que “o despacho de nomeação seguiu para publicação em Diário da República (DR)”.

Maria Filomena Mendes, que era, até agora, presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), informou hoje os profissionais da unidade hospitalar da sua nomeação para a ARS do Alentejo.

Na mensagem interna, que a Lusa teve acesso, a nova presidente da ARS do Alentejo explicou que as suas funções no HESE cessaram por causa da sua nomeação, indicando que se mantêm “em funções os demais membros do conselho de administração”.

“Cumpre-me manifestar o meu grande apreço e gratidão para com todos os profissionais do HESE, que, no decurso do mandato do presente conselho de administração, não regatearam os seus esforços para que os utentes” da região “tivessem sempre tido, e continuam a ter, acesso a serviços de saúde com o mais elevado padrão de qualidade, pese embora as determinantes restritivas ligadas às atuais instalações e aos constrangimentos resultantes das circunstâncias pandémicas”, acrescentou.

Licenciada em Economia e doutorada em Sociologia, na especialidade de Demografia, pela Universidade de Évora, Maria Filomena Mendes presidia ao hospital de Évora desde 2016, depois de já ter liderado o HESE entre 2009 e 2013.

Em 1980, começou a lecionar na Universidade de Évora, da qual é ainda investigadora, especializada nas questões ligadas à natalidade e fecundidade em Portugal.

A Lusa tentou hoje contactar Maria Filomena Mendes, mas as varias tentativas foram infrutíferas.

José Robalo era presidente do conselho diretivo da ARS do Alentejo desde outubro de 2011.

Mais notícias

Sindicato diz que há uma hematologista para o Algarve e o Baixo Alentejo, ULS/Algarve nega

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS-FNAM) denunciou hoje que apenas uma médica...

Calor domina intervenções nas Festas do Povo e houve meios ativados em menos de um minuto

O calor está na origem de mais de 90% das intervenções realizadas pelas equipas...

Olhou para o eclipse sem proteção? Sintomas podem surgir até 48 horas depois

Quem observou diretamente o eclipse solar desta quarta-feira sem proteção adequada deve estar atento...

Quer ver o eclipse solar? Veja as recomendações da DGS para o fazer em segurança

Quem quiser observar o eclipse solar de 12 de agosto deve utilizar óculos próprios,...

Piscinas de Évora encerram preventivamente após deteção de bactéria

As piscinas municipais de Évora foram encerradas preventivamente ao público, após terem sido detetados...

PS questiona Governo sobre se TAC instalada em Portalegre passa para Ponte de Sor

O PS questionou o Governo sobre se a reafetação do aparelho de TAC instalado...

Presidente da ULS do Alto Alentejo critica iniciativa do PS, mas reconhece constrangimentos nas urgências

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo,...

DGS faz balanço positivo da vacinação apesar de “hesitação vacinal” na covid-19

O subdiretor da Direção-Geral da Saúde (DGS) fez hoje um balanço "muito positivo" da...

Bruna quer ser enfermeira e começou no curso de Saúde em Sousel

Desde pequena que Bruna Rosado tem o sonho de ser enfermeira. Natural de Casa...