InícioÚltimasGoverno lança incentivo de...

Governo lança incentivo de 117 M€ à inovação em territórios de baixa densidade

O Governo lançou um concurso do sistema de incentivos à inovação para investimentos em territórios de baixa densidade, através do Compete 2030 e de programas regionais, com uma dotação de 117 milhões de euros, foi anunciado.

“Foi publicado o concurso do sistema de incentivos à inovação produtiva para os territórios de baixa densidade”, anunciou, em comunicado, o Ministério da Economia e da Coesão Territorial.

Este concurso, com 117 milhões de euros de dotação, tem uma taxa de financiamento para as micro e pequenas empresas localizadas em territórios de baixa densidade de até 50% e de até 40% para as médias empresas, através de subvenções não reembolsáveis.

De acordo com o ministério liderado por Castro Almeida, fora das regiões de baixa densidade, o máximo de apoio reembolsável é de 30%.

Dos 117 milhões de euros de dotação total, 70 milhões de euros são geridos pelo Compete 2030 e os restantes pelos programas Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

Os projetos elegíveis devem prever a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade de produção de um estabelecimento já existente, a diversificação de produção ou a alteração deste processo.

Citado na mesma nota, o ministro da Economia e da Coesão Territorial disse que esta diferenciação das empresas dos territórios de baixa densidade impulsiona a coesão e torna os fundos mais atrativos, o que permite “fixar mais população no interior”.

Podem candidatar-se a este incentivo as micro, pequenas e médias empresas dos territórios de baixa densidade do Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

A primeira fase de análise e decisão de candidaturas termina em 28 de novembro deste ano e a segunda no final de março de 2026.

Mais notícias

CCDR Alentejo estuda financiamento para ampliar matadouro do litoral alentejano

A CCDR Alentejo está a estudar a possibilidade de enquadrar em fundos comunitários o...

CCDR Alentejo lança plataforma para aproximar empresas dos fundos comunitários: “A primeira do país”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo lançou a Plataforma EREI...

Alentejo 2030 apoia com 4,5ME economia circular e infraestruturas tecnológicas

O programa Alentejo 2030 abriu dois concursos, com uma dotação global de 4,5 milhões...

Alentejo 2030 espera lançar 31 avisos até abril de 2027 com dotação a rondar 126,6 M€

Mais de 30 avisos de concurso devem ser lançados até abril de 2027, no...

Alvito tem candidatura aprovada para investir 241 mil euros na eficiência energética do Pavilhão Gimnodesportivo

O Município de Alvito viu aprovada uma candidatura ao programa regional Alentejo 2030 para...

Ourique promove sessão sobre apoios até 250 mil euros para bioeconomia e economia circular

A Câmara Municipal de Ourique vai promover, na próxima segunda-feira, 25 de maio, pelas...

PSD critica CIM do Baixo Alentejo por posição sobre reprogramação de fundos

O deputado do PSD eleito por Beja, Gonçalo Valente, acusou hoje a Comunidade Intermunicipal...

Alentejo 2030 apoia com 1,2 ME projetos de combate ao despovoamento na região

O programa Alentejo 2030 tem aberto, até 10 de julho, um concurso para apoiar...

Estado lesado em 3,2 milhões por esquema fraudulento para obtenção de fundos europeus

O Ministério Público (MP) precisou hoje que o Estado foi lesado em 3,2 milhões...