Domingo, Novembro 27, 2022
Pub

Governo cria Grupo de Gestão da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade

- Publicidade -
- Publicidade -

O Governo criou o Grupo de Gestão da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade com a missão de definir cadeias de comando e a prevenção e resposta articulada entre a componente animal e humana para combater a doença.

O grupo de trabalho, criado por despacho hoje publicado, é coordenado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e integra representantes da GNR, PSP, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Direção-Geral da Saúde (DGS), Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

O grupo tem também por missão estabelecer procedimentos de comunicação, identificar oportunidades de melhoria nos procedimentos instituídos, promover a articulação e cooperação entre os vários agentes da cadeia de valor, produção, indústria e distribuição e apresentar um plano de prevenção e resposta articulada entre a componente animal e humana “para combate eficaz” da gripe das aves.

No despacho, o executivo explica que, como a gripe das aves representa um potencial risco para a saúde pública, importa desenvolver uma estratégia de intervenção assente nos contributos das várias entidades, que permitam um melhor enquadramento das responsabilidades de cada entidade, e definir cadeias de comando e adequadas formas de comunicação que permitam uma célere resposta e “ativação das indispensáveis células de crise operacionais, quando em presença de situação confirmada” de positividade a esta doença.

Dados da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), divulgados há uma semana, davam conta do abate de quase 230 mil animais infetados com o vírus da gripe das aves, entre os quais galinhas, perus, patos, gansos, gaivotas e faisões, numa altura em que se registavam 15 focos de infeção nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Assembleia Municipal de Marvão aprovou moção de censura ao presidente da câmara

A Assembleia Municipal de Marvão (Portalegre) aprovou, por maioria, uma moção de censura ao presidente da câmara (PSD), na sequência da decisão do Tribunal...

Ministro da Cultura destaca dimensão intergeracional do cante alentejano

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, destacou hoje em Odemira, no distrito de Beja, a importância da dimensão intergeracional do cante alentejano,...