Sexta-feira, Outubro 4, 2024

Governo aumenta remuneração dos bombeiros que combateram incêndios de setembro

O Governo português anunciou um aumento de 25% no valor diário pago aos bombeiros voluntários afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), em reconhecimento pelo esforço extraordinário realizado durante os incêndios que devastaram o Centro e o Norte do país entre 15 e 19 de setembro.

A medida foi oficializada através de um despacho assinado pelo Secretário de Estado da Proteção Civil.

Os bombeiros receberão, respetivamente, 67,30 euros ou 78,30 euros por dia, dependendo se fazem parte de equipas operacionais ou do quadro de comando. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) foi instruída a calcular os valores em dívida e a transferir os montantes devidos para as Associações Humanitárias no menor tempo possível.

A Ministra da Administração Interna sublinhou que esta majoração tem um caráter simbólico, como forma de reconhecimento pela mobilização e dedicação dos bombeiros durante um período em que o DECIR enfrentou uma forte pressão.

O Governo reiterou ainda o seu pesar pelas vidas perdidas, os feridos graves e a destruição significativa de bens e património florestal.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

A novela do Orçamento do Estado

“Afinal, estamos mesmo perante uma negociação, ou estamos perante um diálogo de surdos numa dança de egos? (…) Ninguém...