Governo anuncia apoio de 15 milhões de euros para renovação do parque de tratores agrícolas

Trator Agricola

O Governo anunciou, hoje, a abertura de um Aviso no âmbito da Operação 3.2.2 – “PEQUENOS INVESTIMENTOS NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA – Renovação do Parque de Tratores Agrícola”, com uma dotação de 15M€, com um prazo de dois meses à data da publicação. Este apoio pretende dirigir-se à aquisição de tratores e à melhoria de condições de vida, trabalho e produção dos agricultores.

O anúncio foi feito pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, numa conferência de imprensa que contou ainda com as presenças da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

Maria do Céu Antunes esclareceu que pretende “que o processo de submissão e seleção de candidaturas decorra de forma ágil e rápida”. Pretende ainda que a carga administrativa seja reduzida “quer junto dos promotores, na elaboração da candidatura e submissão dos pedidos de pagamento, quer ao nível da Administração Pública, nas várias fases do processo de análise, aprovação e controlo administrativo das candidaturas e pedidos de pagamento”

Assim, esta medida, para além de enquadrada nas metas identificadas no âmbito da Agenda de Inovação “Terra Futura”, resulta ainda das conclusões que têm vindo a ser alcançadas no contexto do Grupo de Trabalho formado para análise da sinistralidade com tratores e para definição de ações, criado conjuntamente pelas áreas governativas da Administração Interna e da Agricultura e constituído ainda por representantes de diversas entidades.