Governo anuncia a reabilitação de heliportos hospitalares, dois são no Alentejo

Foto: D.R.

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação e o Ministério da Saúde  anunciaram, esta segunda-feira, que vão ser reabilitados 38 heliportos hospitalares, sendo que alguns deles são no Alentejo.

Segundo o Governo, “trata-se de um projecto de maior impacto na qualidade do serviço de emergência médica prestado aos cidadãos e, por conseguinte, na vida das pessoas.”

“Foram identificados 38 heliportos hospitalares que necessitam de intervenção com vista à melhoria da sua operacionalidade, de forma a garantir e reforçar a capacidade de resposta do SNS no acesso urgente ou prioritário, “acrescentou o Governo.

Numa primeira fase, foram seleccionados pelo INEM 12 heliportos cuja reabilitação se afigura prioritária, prevendo-se que estas intervenções fiquem concluídas até ao final de 2020. Seguir-se-ão os demais, tendo em vista alcançar o fim da legislatura com todos os heliportos reabilitados.

Na lista dos 12 heliportos prioritários a reabilitar, aparecem os heliportos do Hospital de Évora e o do Hospital Litoral Alentejano (Santiago do Cacém).

Ainda segundo o Governo, “a operacionalidade dos heliportos hospitalares públicos envolve a cooperação de várias entidades, designadamente das administrações hospitalares titulares da infraestrutura, das Câmaras Municipais, por causa do ordenamento do território, da gestão urbanística e das servidões aeronáuticas, do INEM, responsável pela operação dos helicópteros de emergência médica, e da ANAC, enquanto entidade licenciadora dos heliportos hospitalares.”