Governo anuncia 10,4 milhões de euros em apoios para o setor da caça

Caçador

O Conselho Nacional da Caça voltou a reunir, esta terça-feira, com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.

De acordo com a informação disponibilizada, nesta reunião avançou-se na definição do decreto-regulamentar que determinará a composição e as regras de funcionamento do próprio Conselho Nacional da Caça.

Mas este Conselho Nacional da Caça fica marcado pela apresentação dos apoios que o Governo mobilizará para o setor, que totalizam 10,4 milhões de euros.

Explica o Governo em comunicado que “através do Programa de Desenvolvimento Rural, serão afetos cinco milhões de euros à promoção da biodiversidade e ao valor ambiental e social dos espaços florestais, que permitirão financiar medidas de compatibilização da atividade cinegética, ações de monitorização da fauna e medidas de salvaguarda sanitária.”

Já “através do Fundo Ambiental, mobilizam-se quatro milhões de euros para apoiar as entidades gestoras de zonas de caça pelas despesas realizadas na gestão e melhoria de habitats (por exemplo, na instalação ou manutenção de pontos de água para abeberamento da fauna selvagem ou na realização de sementeiras e desmatações), indica ainda o Governo.

Por último, “o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos financiará inventários de caça”, conclui o comunicado.