A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, recentemente, uma operação especial de prevenção criminal no âmbito da campanha «Portugal Sempre Seguro».
A ação decorreu nos concelhos de Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas, com o objetivo de dissuadir, prevenir e detetar situações suscetíveis de configurar ilícitos criminais e/ou contraordenacionais, reforçando o sentimento de segurança da população.
Durante a operação, foi reforçada a presença em pontos estratégicos identificados por concentrarem ocorrências, promovendo a prevenção e o combate à criminalidade. As ações visaram, entre outros aspetos, a deteção de ilícitos relacionados com armas, estupefacientes e infrações rodoviárias, bem como a redução de riscos associados a estas práticas.
No decorrer das atividades policiais foram registados os seguintes resultados:
- Duas detenções por exercício ilícito de segurança privada;
- Duas detenções por condução sob influência de álcool;
- Uma detenção por ofensas à integridade física;
- 28 contraordenações relacionadas com o funcionamento de estabelecimentos comerciais;
- Duas contraordenações por introdução irregular de bebidas alcoólicas e tabaco no consumo;
- Apreensão de 14 litros de álcool introduzidos irregularmente no consumo;
- Apreensão de seis doses de canábis;
- Apreensão de um veículo.
Os factos criminais foram remetidos aos Tribunais Judiciais de Montemor-o-Novo, Redondo e Reguengos de Monsaraz.
A operação mobilizou 69 militares da GNR, integrando elementos das valências de Territorial, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal do Comando Territorial de Évora, bem como reforços da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras, da Unidade de Ação Fiscal, do Grupo de Intervenção Cinotécnico e da Unidade de Intervenção da GNR. Contou ainda com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira e do Instituto da Segurança Social.