GNR alerta para os cuidados a ter com a lagarta do pinheiro

Largarta do Pinheiro

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana veio a público, esta quinta-feira, alertar para um perigo que por esta altura pode aparecer em qualquer jardim onde haja pinheiros.

A GNR de Évora começa por referir que “a “Processionária” ou “lagarta do pinheiro” é um grande perigo por esta altura do ano, para pessoas e para animais de companhia.”

Um perigo para os humanos que pode provocar: prurido, prurido ocular, espirros, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos, sensação de desmaio ou outras manifestações associadas.

Em caso de contato com estas “lagartas do pinheiro”, as autoridades recomendam ligar para a linha SNS 24 ou dirigir-se a uma unidade de saúde. É ainda referido que não deve aplicar pomadas ou tomar qualquer medicamento. Pode apenas lavar ou passar água na zona afetada para aliviar os sintomas.

A GNR de Évora indica ainda que “no caso dos animais de companhia, mantenha-se atento e se detetar algum sintoma, leve imediatamente o seu animal ao veterinário e lave convenientemente a zona afetada.”