Gestora da Barragem da Boavista afirma que acusações da Ass. Portuguesa de “Carp fishing” são falsas

albufeira em almodovar

Na sequência da notícia publicada, no passado dia 21 de agosto, que dava conta de um “alegado crime ambiental” na Barragem da Boavista, em Almodôvar, denunciado pela Associação Portuguesa de “Carp fishing”, vem agora a empresa Herdade dos Toucinhos, Unipessoal, Lda clarificar toda a situação.

Ao abrigo do Direito de Resposta, a Herdade dos Toucinhos entidade concessionaria para a gestão da água de rega do Perímetro da Boavista, vem agora esclarecer toda a situação:

Resposta a declarações infundadas sobre o uso da água para fins agrícolas pela Herdade dos Toucinhos.

A Herdade dos Toucinhos é a entidade concessionaria atribuída pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Direção Geral de Agricultura (DGADR) para a gestão da água de rega do Perímetro da Boavista. A sua atuação respeita todos os requisitos, procedimentos e normas legais.

No propósito de resposta e de repor a tranquilidade na comunidade de Almodôvar, no que diz respeito as recentes acusações na imprensa, e nas redes sociais, promovidas pela Associação Portuguesa de “Carp fishing”, relativamente a “alegado crime ambiental” devido ao atual baixo nível da Barragem e também a alegado aumento da capacidade de bombagem, vem a Herdade dos Toucinhos informar que tais acusações são falsas, especulativas e sem qualquer fundamento.

No que respeita ao nível de água, este encontra se atualmente a 2 metros acima do nível mínimo ecológico (NME), até ao qual a água pode ser extraída. O NME foi definido pelos experientes técnicos da DGADR – do Ministério da Agricultura, em cooperação com a APA — Ministério do Ambiente, e que é, profissionalmente, monitorado pelo corpo técnico da Herdade dos Toucinhos.

Relativamente à suposta colocação de mais bombas, informa a Herdade de que a capacidade de bombagem instalada desde 2016 é suficiente para o seu uso sustentável de àgua de rega. A operação documentada nas fotografias publicadas, pela Associação Portuguesa de “Carp fishing”, mostram uma intervenção de reparação e manutenção que são decorrentes do normal uso do sistema.

A Barragem da Boavista, em Almodôvar, foi construída em 1989 com o objetivo primordial de armazenar água para utilização no regadio de campos (extremamente) secos e assim reconverter, desenvolver e estimular a economia agrícola local. Desde 2016, a Herdade dos Toucinhos tem utilizado este recurso hídrico e plantou 82 Ha de vinhas investindo em infraestruturas associadas e, consequentemente, criou 25 postos de trabalho locais permanentes, juntamente com muitos indiretos.

A Herdade dos Toucinhos é uma empresa agrícola de futuro que se esforça por ser um bom cidadão corporativo que está empenhado na agricultura sustentável e no respeito pelas suas obrigações ambientais —algo que sempre fez e continuara a fazer.”