InícioÚltimasGeorge Thomson defende que...

George Thomson defende que o voluntariado deve começar como um caminho pessoal e verdadeiro

O Vice-Presidente do Centro Europeu de Voluntariado (CEV), George Thomson, defendeu que o voluntariado deve ser entendido como um processo profundamente pessoal e autêntico, que começa com a ligação interior de cada indivíduo e que, a partir daí, se projeta para a comunidade. As declarações foram feitas durante a conferência «Voluntariado e Inclusão: Caminhos para o Futuro», promovida pela Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, no âmbito das comemorações dos 25 anos do seu Programa de Voluntariado.

George Thomson afirmou que a sua própria perceção do voluntariado se transformou com a experiência, reconhecendo que «o voluntariado não é aquilo que eu pensava que era». Considerou que, mais do que uma prática de ajuda, o voluntariado é uma atitude de vida assente na verdade pessoal e na autenticidade. «Acho que o voluntariado é sermos verdadeiros com nós mesmos. É um caminho pessoal», afirmou, defendendo que a motivação do voluntário nasce do interior e que a ação social só tem verdadeiro impacto quando é construída a partir dessa base.

Num momento em que muitos países enfrentam uma redução do número de pessoas disponíveis para o serviço voluntário, Thomson alertou para a escassez de participação e apelou à mobilização social: «Os voluntários são escassos e precisamos de mais voluntários.» Reconheceu, no entanto, que a chave para essa mobilização está em reencontrar o lado humano das relações e dar visibilidade à bondade como motor de transformação.

«Penso que o ser humano é bom e precisamos disso na esfera pública», afirmou, sugerindo que o voluntariado pode ser um instrumento essencial para devolver ao espaço coletivo valores como a empatia, o cuidado e a generosidade.

George Thomson defendeu ainda que é fundamental agir com visão estratégica, apostando na criação de ligações concretas entre as pessoas e nas suas motivações mais profundas. «Temos de ter visão e fazer conexão com esses seres humanos. Temos de lhes mostrar que pode haver essa paixão», afirmou, referindo-se à necessidade de inspirar novas gerações a envolverem-se em causas comuns com propósito.

O dirigente europeu felicitou a Fundação Eugénio de Almeida pelo percurso construído ao longo de 25 anos, destacando a qualidade dos projetos, o envolvimento com a comunidade e o compromisso contínuo com a inclusão.

Mais notícias

Homem detido por agressões à companheira perante filhos em Évora

Um homem de 40 anos foi detido pela PSP em Évora e ficou em...

Associação VIVER+ entrega bens de higiene à ULSAC e roupa para utentes internados

A VIVER+ – Associação para a Cultura, o Desporto e a Comunidade entregou, esta...

Voluntariado Jovem da Natureza e Florestas continua em agosto no concelho de Mora

O Programa Voluntariado Jovem da Natureza e Florestas 2026 prossegue durante o mês de...

Hospital Veterinário da Universidade de Évora inaugura sala de cirurgia especializada

O Hospital Veterinário da Universidade de Évora inaugurou, no início de julho, uma nova...

Insolvências em Beja duplicam nos primeiros sete meses de 2026

As insolvências em Beja duplicaram nos primeiros sete meses de 2026, enquanto Portalegre registou...

Médico do hospital de Évora com queixa de negligência demite-se e ULS averigua caso

 O médico oncologista do hospital de Évora acusado de negligência pela família de um...

Eclipse em Évora visto do céu num salto de paraquedas a 5.000 metros (c/fotos)

O eclipse solar desta quarta-feira, 12 de agosto, foi vivido de uma perspetiva diferente...

PSP detém mulher e apreende droga, armas brancas e uma balança em Évora

A Polícia de Segurança Pública deteve, em Évora, uma mulher de 50 anos, suspeita...

Já se sabe o que o comboio foi testar na Linha Évora-Caia: Uma nova catenária e tecnologia inédita na rede nacional

A circulação do comboio na nova Linha Évora-Caia (Elvas) serviu para realizar ensaios dinâmicos...