O guia gastronómico TasteAtlas voltou a destacar a gastronomia alentejana com uma das melhores do mundo, novamente com uma 9ª posição, com anteriormente noticiado.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, José Santos, esta é uma distinção que “nos enche de satisfação”, até porque resulta “de um processo de reviews dos utilizadores”.
“Elogio aos alentejanos e à herança”
Em declarações ao jornal ODigital.pt, o presidente vincou que se trata de uma “excelente notícia”, para além de um “elogio aos alentejanos e à herança”: “Confirma a perceção que temos”.
“Desde que este guia começou a tornar públicas as preferências dos seus utilizadores, o Alentejo tem estado sempre no top 10 das melhores gastronomias do mundo”, acrescentou José Santos.
Gastronomia como motor transversal do turismo no Alentejo
Mesmo não sendo um “produto turístico específico”, a gastronomia acaba por ser “uma motivação transversal a todos os produtos”, para além de ser também “valorizada” pelos visitantes.
Desta forma, o presidente da ERT detalhou que a gastronomia é “uma das expressões mais autênticas do património cultural” e que “ao longo dos séculos, os alentejanos têm conseguido manter uma cozinha muito generosa, muito criativa, com base em produtos de excelência e alguns produtos sazonais”.
Uma “herança gastronómica” que “tem ganho uma nova vida”, nomeadamente através de uma “nova geração de chefs, que aliam o respeito pela tradição com uma visão mais contemporânea”.
“É uma cozinha que mostra alguma resistência e que tem sabido adaptar-se”, realçou, dizendo ainda que “também ganhou muito com a aliança aos vinhos alentejanos”.
Consistência do Alentejo no Top 10
José Santos comentou também a manutenção desta distinção, que agora já não o surpreende como em 2024: “O ano passado fiquei surpreendido, mas este ano já não. Já tivemos esse antecedente”.
“Tivemos a mesma distinção e isso, do ponto de vista do marketing e do posicionamento, permite-nos continuar o nosso trabalho de aprimorar a nossa imagem, especialmente nos mercados internacionais”, acrescentou.
Assim, o presidente destacou que as duas presenças no top10 têm sido “uma boa alavanca” para promover a região, uma vez que “o Alentejo”.
Distinção vale mais do que subir posições no ranking
Já em relação a uma eventual subida no ranking, José Santos atirou que “não é assim tão importante”, até porque “temos de perceber qual é a nossa escala”.
“Temos cerca de 1% de todas as dormidas de estrangeiros no país e temos 30 mil camas”, clarificou, referindo ainda que “estamos a crescer, sim, mas esta distinção, para estes indicadores, é incrível”.


















