Fundação Eugénio de Almeida lança plataforma digital que agrega as respostas sociais do Alentejo Central

Computador

Resultado da colaboração e esforço articulado entre a Fundação Eugénio de Almeida e a RDCI (Rede de Competências para o Desenvolvimento e Inovação), juntamente com outros parceiros regionais, o novo projeto Bússola Social – Plataforma Digital de Respostas Sociais no Alentejo Central será apresentado numa sessão pública online, que decorrerá no próximo dia 24 de março, às 11h00.

Com o objetivo de sistematizar e tornar facilmente acessível informação relativa aos serviços sociais existentes na região do Alentejo Central, a Bússola Social demonstra com clareza os apoios disponíveis para pessoas, agregados familiares ou destinatários específicos de vulnerabilidade social. Destinada à consulta de todos os cidadãos, destacando-se particular utilidade para as entidades que prestam serviços sociais, profissionais do setor da economia social, investigadores, académicos e consultores, este projeto foi inteiramente concebido a partir de dados abertos e públicos.

Segundo Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida, “a Bússola Social constitui-se como um poderoso instrumento digital que reúne e disponibiliza informação muito útil para a comunidade e profissionais, estando registados nesta plataforma, também de forma georreferenciada, mais de 350 equipamentos sociais no Alentejo Central. Para a Fundação, será um importante contributo para aprofundar o trabalho que vem desenvolvendo desde 2004 na capacitação e apoio às organizações do terceiro sector na região de Évora”.

A Bússola Social decorre de uma ação-piloto da +RESILIENT – projeto europeu de cooperação transnacional – desenvolvida pela RCDI, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e com a Fundação Eugénio de Almeida, que será responsável por assegurar a gestão da ferramenta digital, garantindo a sua continuidade e eventual extensão a outros territórios do Alentejo.

O evento de apresentação, que conta com uma conferencia sobre dados abertos e inovação social, pode ser consultado no site da Fundação Eugénio de Almeida e, embora sem número de participantes limitado, requer inscrição prévia online.