InícioCulturaFundação Alentejo lança concurso...

Fundação Alentejo lança concurso de 2M€ para reabilitação de palacente em Estremoz

A Fundação Alentejo lançou um concurso público para a empreitada de conceção-construção destinada à reabilitação do Palacete Fundação Alentejo, em Estremoz. O procedimento tem preço base de 2.061.755,82 euros e prazo de execução de 365 dias, segundo os documentos consultados pelo Jornal ODigital.pt.

O concurso decorre na sequência do protocolo de cooperação assinado em abril de 2025 entre o Município de Estremoz, a Fundação Alentejo e a Fundação Convento da Orada. O acordo estabelece condições para a promoção, valorização e dinamização do património cultural, histórico e social da região, incluindo a recuperação do Palacete do Rossio e da Olaria Alfacinha.

Na assinatura do protocolo, José Sádio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, afirmou que o município ficará responsável pela programação dos espaços após a intervenção, «em articulação com as Fundações, de modo a garantir dinâmicas culturais ao longo do ano». O autarca indicou ainda que as associações locais poderão utilizar os espaços, referindo que «queremos dar vida a estes espaços» e que o município pretende envolver as coletividades na definição da programação.

O processo de financiamento integra uma candidatura ao Programa ARI – Autorização de Residência por Investimento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. As entidades parceiras estão a desenvolver os elementos necessários para enquadrar a reabilitação dos dois imóveis no regime aplicável.

O Palacete do Rossio funcionou como escola profissional e tem cerca de 1.700 m². De acordo com Fernanda Ramos, Presidente da Fundação Alentejo, o edifício possui condições para acolher projetos culturais e educativos, salientando que «após a recuperação, o espaço estará à disposição do Município e do Alentejo, com uma atividade permanente».

A responsável explicou igualmente que o programa cultural será articulado com o município, com especial enfoque na música, e que a futura utilização implicará programação anual aprovada pelo Ministério da Cultura.

O Caderno de Encargos define que as obras no Palacete Fundação Alentejo incluem reparações nas fachadas, substituição de caixilharias, limpeza de cantarias, revisão das coberturas e aplicação de isolamento térmico e acústico. Estão igualmente previstas intervenções interiores e a elaboração de todas as especialidades técnicas necessárias ao projeto de execução.

Mais notícias

Trânsito condicionado na A2 no sentido Algarve-Lisboa na zona de Alcácer do Sal

Autoestrada do Sul está hoje à tarde com o trânsito condicionado na zona de...

The Gift e Plutónio atuam na Feira de Setembro em Moura

A Feira de Setembro | Artesanato, Saberes e Tradição regressa a Moura entre 10...

BE questiona Governo sobre eventual uso militar de novo cais do Porto de Sines

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a eventual utilização militar do...

Povoado da Idade do Bronze em Beja alvo de projeto arqueológico de 50 mil euros

O povoado do Outeiro do Circo, no concelho de Beja, um dos maiores da Idade...

Alentejo 2030 com 1,3M€ para requalificar equipamentos coletivos e espaços públicos

O programa Alentejo 2030 abriu concurso para requalificar equipamentos coletivos e espaços públicos em...

Dez dias, 93 ruas e mais de 400 mil visitantes: O balanço de Luís Rosinha sobre as Festas do Povo

As Festas do Povo 2026 ultrapassaram os 400 mil visitantes, segundo os dados avançados...

Festas do Povo de Campo Maior terminam com queima simbólica de flores. Veja as imagens

As Festas do Povo 2026 terminaram este domingo, 16 de agosto, em Campo Maior,...

Portel: Banda Filarmónica Municipal Portelense encerra o Música na Cerca

A Banda Filarmónica Municipal Portelense encerra este domingo, 16 de agosto, a edição de...

Reguengos de Monsaraz: ExpoReg termina este domingo com Feira Franca, provas equestres e Luís Caeiro

A ExpoReg termina este domingo, 16 de agosto, em Reguengos de Monsaraz, com a...