Terça-feira, Dezembro 6, 2022
Pub

Fronteira celebrou os 638 anos da Batalha de Atoleiros. Veja as imagens (c/fotos)

- Publicidade -
- Publicidade -

O concelho de Fronteira, no distrito de Portalegre, celebrou os 638 anos da Batalha de Atoleiros.

As celebrações iniciaram comum a romagem ao Padrão da Batalha de Atoleiro, seguindo-se uma parada das Forças Militares e Civis, sendo que ao final da tarde ocorreu um espetáculo musical.

As cerimónias militares foram presididas pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, tendo marcado presença o presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Rogério Silva, o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, o Tenente-General Guerra Pereira, entre outras entidades civis e militares.

Nos discursos proferidos, Ana Abrunhosa, ministra da coesão territorial destacou a bravura dos portugueses, comparou a bravura dos portugueses na Batalha dos Atoleiros à coragem dos ucranianos que resistem à ocupação e destruição da sua nação.

Já Rogério Silva, presidente da autarquia de Fronteira, disse ser “incompreensível” que “após tamanha demanda conjunta em defesa da vida, fruto da pandemia da covid-19, se abata sobre a Europa o espectro da guerra e a destruição da vida humana, pelo próprio homem”.

Recorde-se que a Batalha dos Atoleiros ocorreu em 1384, entre fronteira e Sousel, é de extrema importância para a unificação de Portugal enquanto país.

Fique de seguida com as imagens destas cerimónias, numa reportagem de Hugo Calado:

- Publicidade -