Frio de bater o dente nos primeiros dias do ano. Temperaturas poderão chegar aos -5ºC

Frio

Os primeiros dias do ano de 2021 serão marcados pelas temperaturas de bater o dente, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

As previsões meteorológicas apontam de forma consistente para tempo frio a partir de dia 2 de janeiro (sábado), devido ao transporte de uma massa de ar frio associado um fluxo predominante de norte.

Foram emitidos avisos de tempo frio para vários distritos do interior de Portugal continental (Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre) e ainda alguns distritos do litoral (Braga, Porto, Aveiro e Coimbra), estendendo-se estes avisos aos restantes distritos nos próximos dias, podendo manter-se até ao final da próxima semana. Encontra-se em monitorização a onda de frio a partir de dia 3 de janeiro (período mínimo de 6 dias consecutivos em que a temperatura mínima do ar apresenta valores 5°C abaixo da média climatológica).

Ainda segundo o IPMA, a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 15°C em praticamente todo o território até ao dia 8, no entanto nas regiões do interior Norte e Centro a temperatura máxima deverá variar entre 5 e 10°C e a mínima entre -5 e 0°C. Nas regiões mais próximas do litoral, as temperaturas mínimas deverão variar aproximadamente entre 0 e 5°C.

Espera-se ainda formação de gelo ou geada em especial nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal.