Fortaleza de Juromenha: Concurso a lançar em outubro será para a intervenção nas muralhas

Fortaleza de Juromenha
Foto: Nuno Mendes

Tal como já hoje noticiámos, neste mês de outubro poderá ser dado mais um passo relativamente à recuperação da Fortaleza de Juromenha.

Durante este mês de outubro deverá ser lançado o concurso publico para intervenção, consolidação e restauro dos paramentos e perímetro abaluartado exterior e das cercas islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha e não o concurso relativo ao programa Revive.

Nas declarações prestadas a’ODigital.pt, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, quis referir-se à referida empreitada e não ao programa Revive, ao afirma que as coisas estão a correr dentro dos prazos que eram esperados”, acrescentando que “são processos muito complexos que requerem sempre algum tempo. Estamos a contar lançar o concurso público ainda durante o mês de outubro, portanto isso implicará que poderemos estar em condições de adjudicar a obra no início de 2021”.

Recordamos que esta obra surge, depois de em 2019, a Comissão Diretiva do programa operacional Alentejo 2020 ter aprovado um financiamento comunitário de 3,5 milhões de euros de financiamento comunitário e aos quais se juntarão mais 1,2 milhões de fundos da autarquia de modo a proceder à intervenção, consolidação e restauro dos paramentos e perímetro abaluartado exterior e das cercas islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha. As obras terão um prazo de cerca de 3 anos.

Quanto ao concurso para programa Revive, o autarca refere-nos agora que “ainda não sabemos quando será lançado”.