Foi hoje criada a Empresa Municipal Águas do Alto Alentejo, que reúne 10 municípios

Foi hoje criada a Empresa Municipal Águas do Alto Alentejo, que reúne 10 municípios

Dez autarquias do distrito de Portalegre assinaram, esta terça-feira, a escritura da constituição da Empresa Municipal Águas do Alto Alentejo, E.I.M.

As autarquias de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, assinaram hoje a escritura da constituição da empresa local com a forma de sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos e com natureza Intermunicipal.

Esta nova empresa tem como objeto social principal a prestação, o abastecimento público de água, incluindo a captação, a elevação, o tratamento, a adução, o armazenamento e a distribuição de água para consumo. Mas outro dos objetivos da empresa é o saneamento de águas residuais urbanas, incluindo a recolha, a drenagem, a elevação, o tratamento e a rejeição de águas residuais urbanas através de redes fixas, bem como a recolha, o transporte e o destino final de lamas de fossas sépticas individuais.

Segundo os autarcas “este novo paradigma da gestão da água para consumo humano dos consumidores destes 10 concelhos passa assim, doravante, a ser um novo desafio Intermunicipal, acreditando-se que se traduzirá num modelo de maior eficácia e eficiência, que por sua vez traga benefícios para os municípios.”