Florbela Espanca inspira Residência Artística em Évora

residencia artística em évora

A ATE – Produções: Arte, Teatro e Educação, promove uma Residência Artística na cidade de Évora, inspirada em Florbela Espanca.

A Vida e a Morte é a 2ª edição do projeto Residências Artísticas, promovido pela ATE-Produções, co-produzido pela Câmara Municipal de Évora e tendo como parceiros institucionais o Ministério da Cultura e a Direção Regional da Cultura do Alentejo.

Esta segunda junta 8 artistas mulheres, na área das artes visuais, com o objetivo – refletir sobre a dicotomia – Vida e Morte, transversalmente com a situação pandémica vivida em zoom in – Eu e zoom out – Mundo, tendo por base a obra de Florbela Espanca e o poema com o mesmo nome, escrito quando a autora tinha apenas 8 anos de idade.

A reflexão sobre o isolamento social, a perda de familiares e amigos, a falta de liberdade, vivida durante mais de um ano das nossas vidas, é chamada ao palco de criação artística. Irão ser ainda desenvolvidas Oficinas Artísticas para crianças e jovens após a visita à exposição, uma dinâmica que se impõe para a vivência total da experiência de introspeção e reflexão artística.

Sob a direção artística de Alexandra Oliveira, participam nesta residência as artistas Alexandra Barbosa, Beatriz Domingues, Catarina Real, Filipa Jaques, Francisca Sousa, Joana Calhau, Joana Piçarra e Laura Calado.

A inauguração da exposição dos trabalhos será a 1 de outubro de 2021 no Mercado Municipal de Évora, onde as obras serão expostas até 30 de novembro.