InícioCulturaFinisterra Portugal Film Art...

Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival estreia-se em Sines com 75 filmes

O município de Sines vai acolher, de 5 a 7 de novembro, a 13ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, certame internacional dedicado ao cinema de turismo. Pela primeira vez, o evento decorre no Alentejo, com exibições no Centro de Artes de Sines e no auditório do Hotel Sines Sea View.

O festival apresentará 75 filmes selecionados de um total de 165 obras a concurso, provenientes de 35 países. Portugal concorre com 38 filmes, seguido de Espanha (32), Estados Unidos da América (19), Alemanha (13) e Polónia (10). Os vencedores serão distinguidos em 22 categorias, incluindo Publicidade, Documentário, Séries de TV, Natureza e Vida Selvagem, Desporto, Inteligência Artificial, Ambiente e Sustentabilidade, entre outras.

A iniciativa é promovida pela Arrábida Film Commission e pela Alentejo-Ribatejo Film Commission, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Câmara Municipal de Sines. O festival pretende divulgar internacionalmente o território anfitrião, potenciando-o como espaço de produção cinematográfica e valorizando o seu património paisagístico, cultural e histórico.

O júri será composto por 21 membros de 15 países, integrando profissionais de cinema, turismo, jornalismo, televisão, literatura e ensino. Entre os nomes em destaque estão o realizador polaco Zbigniew Zmudzki, vencedor de um Óscar em Hollywood com o filme de animação «Pedro e o Lobo», Gavin Lee, diretor do Festival de Cinema Infantil de Pequim, e o canadiano Jonas Saúl, guionista e escritor.

O país convidado desta edição é o Brasil, com especial enfoque na região da Bahia. Estão previstas atuações de índios Pataxós, que irão dinamizar demonstrações culturais através de etnoturismo, etnocinema e atividades ligadas à educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é promover a diversidade cultural, as tradições e modos de vida das comunidades envolvidas.

Criado pela Arrábida Film Commission, o festival soma 14 anos de existência, milhares de filmes recebidos e centenas de prémios atribuídos. Nos últimos anos, as edições decorreram na Arrábida e na Península de Setúbal. O evento integra ainda a rede internacional Cinetour, que reúne 75 festivais de 53 países.

Mais notícias

Portalegre: Rancho da Boavista assinala aniversário no centro de artes

O Rancho Folclórico e Cultural da Boavista de Portalegre assinala, no sábado, o seu...

Festival Sete Sóis Sete Luas leva a Odemira música, circo, gastronomia e flamenco

Música, circo contemporâneo, gastronomia e flamenco marcam a programação do Festival Sete Sóis Sete...

Sines: Associação Empresarial e Católica-Lisbon School celebram protocolo

A Associação Empresarial de Sines (AES) e a Católica-Lisbon School of Business & Economics...

Viana do Alentejo: Festival Ressoar quer mostrar que o mundo dos chocalhos “vai muito para além do objeto”

O concelho de Viana do Alentejo recebe, entre 19 e 25 de julho, a...

DOCAPESCA lança concurso de 1,2M€ para requalificar fábrica de gelo do Porto de Sines

A DOCAPESCA – Portos e Lotas lançou um concurso público para a reabilitação da...

A Garota Não atua no sexto dia do Monsaraz Museu Aberto

A Garota Não é o principal nome do programa desta quinta-feira, 16 de julho,...

Évora_27 junta poesia, espiritualidade e tecnologia numa noite com dois espetáculos gratuitos

Évora vai receber, no dia 18 de julho, uma noite cultural que começa na...

Projeto residencial com 168 casas em Sines recebe financiamento de 1,95 milhões de euros

A plataforma espanhola de financiamento colaborativo imobiliário Wecity concluiu uma operação de 1,95 milhões...

Governo fará tudo para proteger interesse estratégico da refinaria de Sines, segundo ministro

O ministro das Finanças disse hoje que o Governo está a acompanhar o processo...