Borba vai receber, no próximo dia 28 de junho, a 4.ª edição do Festival Nacional da Canção Rural, que se realiza a partir das 21h30. O evento decorrerá no contexto da iniciativa «Cidade do Vinho 2025», título atribuído aos municípios de Borba, Alandroal, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.
Promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), com o apoio do programa Wine in Moderation e da Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP), o festival contará com a participação de 17 concorrentes, oriundos dos municípios de Alenquer, Angra do Heroísmo, Arcos de Valdevez, Barcelos, Beja, Borba, Cantanhede, Castelo Branco, Chamusca, Mealhada, Palmela, Praia da Vitória, Rio Maior, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vidigueira e Vila Viçosa.
O concurso tem como objetivo a promoção da criação de obras literário-musicais interpretadas em língua portuguesa, com temas relacionados com o mundo rural. Os participantes, com idade mínima de 16 anos, podem concorrer a solo ou em grupo, sendo obrigatório que as composições incluam referências à vinha e/ou ao vinho, sem qualquer apelo ao consumo.
A realização do festival em Borba insere-se nas atividades de promoção da cultura vitivinícola nacional, valorizando a música como veículo de expressão da identidade rural portuguesa.