Fevereiro foi o 5º mês mais quente dos últimos 90 anos. A temperatura mais alta registou-se no Alentejo

Temperaturas altas

O mês de fevereiro, em Portugal classificou-se como muito quente e muito chuvoso, revela o um relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o relatório, o mês de fevereiro de 2021 foi o 5º mais quente desde 1931, sendo que o maior valor da temperatura máxima do ar (24.1ºC) registou-se no dia 14 de fevereiro em Mora, no distrito de Évora.

Refere o IPMA que “ao longo do mês os valores diários da temperatura mínima do ar estiveram sempre acima do valor médio mensal, exceto nos dias 7 e 22. Nos dias 1, 2 e 11 de fevereiro os valores foram muito superiores à normal (> +5 °C).” No que diz respeito à temperatura máxima do ar, salienta o IPMA que “verificou-se alguma variabilidade durante o mês, sendo de realçar 2 períodos: 4 a 9 de fevereiro com valores diários sempre inferiores à normal mensal, seguido por um período com valores consecutivamente acima do valor médio (11 a 19).”

No que respeita à precipitação, o valor médio da quantidade em fevereiro, 158.7 mm, corresponde a 159 % do valor normal 1971-2000 (100.1 mm). Durante o mês ocorreu precipitação na maior parte dos dias, sendo de destacar os dias 9 e 20 de fevereiro com valores diários muito elevados, tendo sido nestes dias ultrapassados os maiores valores diários (00-24h) em algumas estações do Norte e Centro do território. De realçar também os dias 4 e 5 com ocorrência de precipitação muito intensa na região Sul, revela o IPMA.