InícioCulturaFestival Rascunho em Alcáçovas...

Festival Rascunho em Alcáçovas e Évora com música, circo, teatro e dança

Música, circo, dança, performance e outras artes performativas preenchem o 4.º Festival Rascunho, que vai decorrer em Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, e em Évora, a partir de segunda-feira e até dia 06 de setembro.

O Rascunho – Festival Instável de Artes Performativas, com direção artística de Vanda Rodrigues, é uma iniciativa da Associação Cultural Antípoda, em coprodução com a Câmara de Évora e com apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Este ano, segundo a organização, o certame, que decorreu apenas em Évora nas edições anteriores, “estende-se timidamente” até à vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, para o arranque da programação, na segunda-feira.

Entre as 15:00 e as 18:00, o Jardim Público de Alcáçovas vai acolher “Lungo Drom”, que é “um museu que se tornou nómada”, num projeto da companhia Um Coletivo, de Portalegre.

“É uma viatura que incorpora um museu. Quando chegam a um local, montam o museu, com uma tenda, cinema e exposição, e depois são realizadas visitas guiadas a este universo”, explicou à agência Lusa Vanda Rodrigues.

O projeto, acrescentou, serve para “desconstruir preconceitos entre maiorias e minorias nas comunidades”.

O mesmo “museu nómada” que quer “chegar a todo o lado” para conseguir “falar sobre as questões que separam (ainda) as comunidades maioritárias e as comunidades ciganas” ruma a Évora, no dia seguinte, para mostrar-se no parque infantil do jardim público da cidade, entre as 10:00 e as 18:00.

Também na terça-feira, o espaço de A Bruxa Teatro, nos antigos Celeiros da EPAC, vai ser palco do espetáculo de teatro e instalação intitulado “Que.Mim.Era”.

Este espetáculo é da autoria da artista Chissangue Afonso, que venceu a edição de 2023 do Projeto Sementeira – Bolsa de Novas Criações para o Alentejo, promovido pela Antípoda, em coprodução com O Espaço do Tempo e parceria com outras associações culturais e os municípios alentejanos de Évora, Viana do Alentejo, Estremoz, Mértola e Serpa.

“Blue”, de Margarida Monteny, é o espetáculo de circo agendado para o dia 04 de setembro, às 18:30, em local ainda a anunciar pela organização, que vai expor “as relações de exploração de forças, força de trabalho, resiliência e cooperação femininas”.

“Este espetáculo foi pensado para ser feito em salas, mas em Évora vai ser apresentado na rua, com a artista suspensa a nove metros de altura, com recurso a uma grua”, indicou a diretora artística do Rascunho.

De acordo com o programa, a dupla Jonas & Lander vai atuar, no dia 05, às 21:30, junto à Igreja de S. Vicente, com “Resgate”, que mostra que, “ao contrário do que se diz e por tantos anos se fez, o fado pode ser dançado”.

O último dia do festival vai oferecer ainda ao público dois espetáculos, o primeiro deles a performance “Deitamos Flores pelo Lado de Dentro”, de Mélanie Ferreira e André Luís Alves, às 18:30, nos Claustros do Palácio D. Manuel.

A última proposta, na Mata do Jardim Público de Évora, às 21:30, intitula-se “O Que Já Cá Está” e consiste num solo de teatro de Bernardo Chatillon, que “remonta às origens da cultura popular do contador de histórias”.

“Este espetáculo pode partir desta figura ancestral, mas é mesmo e apenas um ponto de partida, pois a apropriação desta tradição oral reconfigurada pelo corpo e linguagem do autor habita uma interessante área da dança”, resumiu a organização.

Mais notícias

The Gift e Plutónio atuam na Feira de Setembro em Moura

A Feira de Setembro | Artesanato, Saberes e Tradição regressa a Moura entre 10...

Skate, BMX e parkour poderão ter novo espaço municipal em Évora

A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, uma proposta dos vereadores do PSD...

Povoado da Idade do Bronze em Beja alvo de projeto arqueológico de 50 mil euros

O povoado do Outeiro do Circo, no concelho de Beja, um dos maiores da Idade...

Homem detido por agressões à companheira perante filhos em Évora

Um homem de 40 anos foi detido pela PSP em Évora e ficou em...

Dez dias, 93 ruas e mais de 400 mil visitantes: O balanço de Luís Rosinha sobre as Festas do Povo

As Festas do Povo 2026 ultrapassaram os 400 mil visitantes, segundo os dados avançados...

Festas do Povo de Campo Maior terminam com queima simbólica de flores. Veja as imagens

As Festas do Povo 2026 terminaram este domingo, 16 de agosto, em Campo Maior,...

Portel: Banda Filarmónica Municipal Portelense encerra o Música na Cerca

A Banda Filarmónica Municipal Portelense encerra este domingo, 16 de agosto, a edição de...

Reguengos de Monsaraz: ExpoReg termina este domingo com Feira Franca, provas equestres e Luís Caeiro

A ExpoReg termina este domingo, 16 de agosto, em Reguengos de Monsaraz, com a...

Da Bahia ao Alentejo: As ligações identificadas por Daniela Mercury

Daniela Mercury defendeu que a cultura contribui para atrair visitantes e dinamizar as cidades...