Festival islâmico Al Mossassa em Marvão adiado uma semana devido às “condições meteorológicas”

Adiado devido ao mau tempo, o Al Mossassa regressa a Marvão de 9 a 11 de outubro, com recriações históricas, música, artesanato e cultura medieval.

O festival islâmico Al Mossassa, em Marvão, no distrito de Portalegre, previsto para este fim de semana, foi adiado para 09, 10 e 11 de outubro, devido às “condições meteorológicas adversas previstas para os próximos dias”, divulgou hoje o município.

“Esta decisão foi tomada pela autarquia após a análise das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para condições incompatíveis com o normal funcionamento do festival”, lê-se num comunicado da Câmara Municipal, promotora da iniciativa.

Na nota, o município refere que, “sendo um evento planeado para decorrer ao ar livre”, considerou-se “inviável” a concretização na data programada, entre sexta e segunda-feira.

“O adiamento prende-se com a necessidade de assegurar as condições de segurança de visitantes, expositores, artesãos e equipas de organização”, acrescenta.

Assim, a alteração das datas “permite salvaguardar o cumprimento integral” da programação artística e cultural, que inclui animação de rua, recitais e espetáculos de palco no interior do Castelo de Marvão.

“O município de Marvão lamenta os inconvenientes que esta alteração possa causar a parceiros, munícipes e turistas, agradecendo desde já a compreensão de todos”, lê-se na nota.

O festival islâmico Al Mossassa, que este ano cumpre a sua 19.ª edição, visa recordar a época da fundação de Marvão pelo guerreiro Ibn Maruan, no século IX.

Este ano, o festival vai também celebrar os 800 anos da atribuição do primeiro foral, que “oficializou a vila no seio do Reino de Portugal”.

Recriações históricas, espetáculos de teatro, música, dança, artes circenses, acrobacia, malabarismo, são algumas das atividades desenvolvidas no certame, que se realiza todos os anos.

Ao longo dos dias, os visitantes vão poder também explorar os produtos, saberes e sabores das culturas islâmica, judaica e cristã, num espaço denominado por “Mercado das Três Culturas”.

O Al Mossassa conta ainda com uma área com oficinas e artesãos a trabalhar ao vivo, acampamentos militares, exposição de armas, oficina de esgrima, tiro com arco, jogos e carrosséis medievais, e uma mostra de animais da quinta, serpentes e cetraria.

A entrada tem um custo de dois euros, sendo gratuita para menores de 12 anos.

A Câmara de Marvão indica ainda que a receita reverte, “na sua totalidade”, para cinco instituições particulares de solidariedade social do concelho.

Mais notícias

Por Aqui: de Castelo de Vide a Marvão, um dia entre judiarias, muralhas e a Serra de São Mamede

Há uma parte do Alentejo onde a planície dá lugar à serra, as altitudes...

Festival Músicas do Mundo regressa a Sines entre 16 a 24 de julho em 2027

O Festival Músicas do Mundo (FMM) vai realizar-se entre 16 e 24 de julho...

Almodôvar: Festival Mvsica In Património entre setembro e novembro

A Câmara de Almodôvar, no distrito de Beja, promove, entre este mês e o...

Festival Terras sem Sombra estreia-se em Monforte com a Accademia del Piacere

O Festival Terras sem Sombra estreia-se no próximo dia 26, em Monforte, com um...

Virgem Suta encabeçam primeira edição do Festival Vai Descalço em Vila Nova da Baronia (Alvito)

Os Virgem Suta encabeçam a programação da primeira edição do Festival Vai Descalço, que...

Festival Monteamor estreia-se em Montemor-o-Novo com Ricardo Ribeiro e Harry Grande

O Jardim Público de Montemor-o-Novo recebe, entre 18 e 20 de setembro, a primeira...

Maria da Graça Carvalho destaca «simbiose» entre atividade mineira e população no Festival Castro Mineiro

O Festival Castro Mineiro constitui uma «simbiose entre a atividade mineira e a população...

Castro Mineiro é «muito mais do que um evento cultural», afirma responsável da Boliden Somincor

O Festival Castro Mineiro é «muito mais do que um evento cultural» e representa...

Festival Castro Mineiro homenageia trabalhadores de Neves-Corvo, diz António José Brito

O Festival Castro Mineiro é «um momento importante de valorização da mina, dos mineiros...