A vila de Portel recebe este fim de semana o Festival Internacional de Folclore, indo até à próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, no Parque Dr. França.
Um festival que integra a Feira de Agosto da localidade e que vai levar à vila as «tradições e o folclore dos quatro cantos do mundo», segundo José Grilo, presidente da Câmara Municipal.
«É um momento de festa em Portel e no concelho de Portel durante este agosto e foi sempre um tempo de comemoração e de unirmos os nossos munícipes e aqueles que durante o ano estão fora do concelho», destacou o autarca.
O festival já vai na 26 edição e pretende juntar «grupos nacionais, mas também de todo o mundo» e que «animam estas noites com as suas tradições, principalmente relacionadas com o Cante, mas também com os trajes».
O presidente deu destaque à atuação de segunda-feira que, para além de encerrar o festival, trata-se do grupo da terra, o Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel.
Um grupo que voltou a subir a palco em 2023 e que «com a sua forma de cantar muito levou por este mundo fora o cante alentejano e muito se deve também àquilo que foi o contributo do grupo»
Com temas como “Eu Ouvi o Passarinho”, “Portel, Querido Portel” e “Senhora Cegonha”, o grupo dá uma certeza ao autarca de Portel: «Voltou em força».
Em relação aos grupos internacionais, José Grilo referiu que a presença dos mesmos «passa também por uma parceira que tem 26 anos, quer com Espanha, quer com os grupos de Montemor-o-Novo e, este ano, com o Badajoz».
«Com todos eles tivemos uma parceria com os grupos estão aqui perto» acrescentou, dizendo ainda que «é uma parceria entre municípios e uma parceria entre o município e estas associações».
Desta forma, é possível fazer com que os grupos «estejam em Portugal», já que «vêm a vários festivais»: «Percorrem aqui entre Portel, Montemor, Badajoz e Fregenal de la Sierra».
«De ano para ano eles já sabem que vêm fazer este roteiro. Neste acordo de colaboração participamos todos nos custos e temos um festival de uma qualidade excecional», sublinhou.
O presidente vincou ainda que espera «uma boa dose de visitas não só dos forasteiros, mas também dos nossos munícipes que também vivem este tempo».
De seguida fique com a foto-reportagem de Hugo Calado e Luís Diabão na abertura do Festival Internacional de Folclore de Portel.