Festicante celebra em Aljustrel os 100 anos do Grupo Coral dos Mineiros

A 9.ª edição decorre de 25 a 27 de setembro no Parque da Vila e assinala o centenário do Grupo Coral dos Mineiros com tradição e novas criações artísticas.

A 9.ª edição do Festicante realiza-se entre os dias 25 e 27 de setembro, no Parque da Vila, em Aljustrel, tendo como tema central o centenário do Grupo Coral dos Mineiros.

Ao longo de três dias, o evento vai cruzar o cante alentejano com criações contemporâneas, numa programação destinada a diferentes públicos. A entrada no recinto será livre.

Centenário do Grupo Coral dos Mineiros marca edição

O Grupo Coral dos Mineiros completa 100 anos em 2026 e o seu percurso estará em destaque nesta edição do Festicante, dedicada à relação entre o cante, a identidade mineira e a memória coletiva de Aljustrel.

De acordo com a Câmara Municipal, o cante coletivo estará no centro da programação enquanto expressão da identidade local. A iniciativa pretende envolver a população e os visitantes num momento de partilha em torno do património cultural do concelho.

Ao palco vão subir vários artistas, embora o programa e os horários das atuações ainda não tenham sido divulgados pela organização. O cante alentejano assumirá o papel de elemento de ligação entre as diferentes propostas artísticas.

Música, exposições e gastronomia no Parque da Vila

Além dos espetáculos musicais, o cartaz da edição de 2026 anuncia exposições, gastronomia, tertúlias e uma mostra de produtos no Parque da Vila.

A autarquia pretende afirmar o Festicante como “um ativo ao serviço da comunidade”, contribuindo para reforçar a atratividade de Aljustrel enquanto “lugar de memória, de cultura e de criação”.

A edição deste ano conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e do Turismo de Portugal, através de uma candidatura ao programa Portugal Events, integrada no plano regional “Alentejo e Ribatejo Events 26”.

O cante alentejano integra, desde 2014, a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Mais notícias

Cante alentejano, caminhada e garraiada marcam último dia da Feira Agropecuária de Vale do Poço

A XXII Feira Agropecuária Transfronteiriça chega ao fim este domingo, 13 de setembro, em...

Virgem Suta encabeçam primeira edição do Festival Vai Descalço em Vila Nova da Baronia (Alvito)

Os Virgem Suta encabeçam a programação da primeira edição do Festival Vai Descalço, que...

Festival Monteamor estreia-se em Montemor-o-Novo com Ricardo Ribeiro e Harry Grande

O Jardim Público de Montemor-o-Novo recebe, entre 18 e 20 de setembro, a primeira...

Alentejanos En’Canta Modas apuram-se para a final do The Voice Gerações

Os En’Canta Modas garantiram, este domingo, um lugar na final do programa The Voice...

Mau cheiro e moscas afetam Aljustrel e Castro Verde devido a lamas na agricultura

Autarcas e populações de Aljustrel e Castro Verde queixam-se do mau cheiro e de...

Governo autoriza passagem de conduta por 40 parcelas para obra de 1,57 milhões em Aljustrel

O Governo declarou a utilidade pública da constituição de uma servidão administrativa sobre 40...

Alentejo Heritage Festival cruza samba, cante e fado em Cabrela (Montemor-o-Novo)

A localidade de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, recebe, entre 25 e 27 de...

Castro verde: Celina da Piedade encerra este domingo o Festival Castro Mineiro

Celina da Piedade atua este domingo, 6 de setembro, no encerramento do Festival Castro...

Maria da Graça Carvalho destaca «simbiose» entre atividade mineira e população no Festival Castro Mineiro

O Festival Castro Mineiro constitui uma «simbiose entre a atividade mineira e a população...