Sexta-feira, Dezembro 9, 2022
Pub

Festas do Povo de Campo Maior: Presidente da CCDR Alentejo enalteceu a “arte incrível” que a Casa das Flores mostra

- Publicidade -
- Publicidade -

A Câmara de Campo Maior (Portalegre) inaugurou, no passado sábado, um centro interpretativo dedicado às Festas do Povo, no antigo edifício do Assento Militar, após um investimento superior a 1,2 milhões de euros.

Tradição secular e realizada pela última vez em 2015, as Festas do Povo de Campo Maior são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, ‘engalanadas’ com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária.

No Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores, os visitantes vão poder conhecer a vertente histórica desta festa que remonta ao final do século XIX, bem como a “mudança” que o evento sofreu após a revolução de 25 de Abril de 1974.

Em declarações aos jornalistas o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, destacou o facto de ter estado “no inicio do todo o processo de candidatura das Festas do Povo a Património da Humanidade e, portanto, o facto de ter estado no início e ter acompanhado todo o processo leva-me a estar muito orgulhoso por ver esta sala hoje, até porque foi uma das minhas propostas e aliás, constava do plano da candidatura, porque são festas que não se realizam com uma periodicidade normal e este espaço vem ainda mais valoriza-las”.

Ceia da Silva referiu ainda que “para o turista que vai a Campo Maior e que sabe que as Festas do Povo são Património da Humanidade, este espaço mostra a arte incrível deste povo e o turista tem oportunidade de ver o que são as festas do povo, contactar com a sua realidade e para que tudo isto acontecesse teria que haver um museu e um centro interpretativo e hoje isso é uma realidade, estão aqui as festas do Povo de forma permanente e isso, repito, é um grande motivo de orgulho pessoal.

Recorde-se que durante muitos anos António Ceia da Silva doi presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Vila Viçosa: Autarquia e Forças Armadas assinam protocolo para fortalecer candidatura a Património Mundial (c/fotos)

A Câmara Municipal de Vila Viçosa e o Estado Maior General das Forças Armadas assinaram, esta quinta-feira, um protocolo de colaboração no âmbito da...

Governo transferiu para os municípios 104 ME em atraso do Fundo Social Municipal

O Governo transferiu recentemente para os municípios 104 milhões de euros no âmbito do Fundo Social Municipal (FSM), verbas relativas a 2019, 2020 e...